A influência do gosto da cozinha portuguesa na 'História da alimentação no Brasil' de Câmara Cascudo

Autores

  • Mariana Corção

Palavras-chave:

história da alimentação, Câmara Cascudo, cozinha brasileira, cozinha portuguesa, gosto, tradições alimentares

Resumo

O presente artigo tem como proposta articular experiências individuais na interpretação da cultura coletiva, focalizando a influência de sabores experimentados por Câmara Cascudo em sua viagem a Portugal de 1947 na escrita de sua obra História da alimentação no Brasil, publicada em 1967. Para tanto, parte-se da noção de que o gosto alimentar congrega tanto influências culturais e históricas como experiências individuais. Nessa perspectiva, apresentam-se fragmentos da memória pessoal de Cascudo e argumentos através dos quais ele defende uma cozinha tradicional brasileira, no sentido de identificar influências de experiências gustativas individuais em sua narrativa histórica alimentar.

Biografia do Autor

Mariana Corção

Doutoranda da Pós-Graduação de História da Universidade Federal do Paraná (2010-2014) em que desenvolve o projeto de pesquisa Geopolítica do Paladar Brasileiro em Câmara Cascudo. 

A pesquisa presente no artigo proposto foi viabilizada pela bolsa de estágio de doutorado sanduíche concedida pela CAPES, que foi realizado na Universidade de Lisboa entre setembro de 2011 e junho de 2012.

A autora é graduada(2006) e mestre (2077) em História pela Universidade Federal do Paraná e possui especialização em Patrimônio Histórico pelo Programa de Especialização em Patrimônio Histórico do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em parceria com a UNESCO (2008). Tem experiência no ensino de história para o Ensino Médio e Fundamental em escolas públicas (2009-2011).

 

 

 

Downloads

Publicado

2012-04-03