Joaquim Murtinho, banqueiro: Notas sobre a experiência do Banco Rio e Mato Grosso (1891-1902)

Autores

  • Paulo Roberto Cimó Queiroz CPDOC

Palavras-chave:

História bancária, modernização, crescimento econômico, conflitos políticos, erva-mate

Resumo

O Banco Rio e Mato Grosso, fundado no Rio de Janeiro em 1891 e liquidado em 1902, foi a primeira instituição bancária a operar em Mato Grosso. Tendo como fontes documentos do próprio banco, este trabalho busca traçar sua trajetória e discutir suas vinculações com a economia e a política mato-grossenses. Conclui-se que a ação do banco nesse estado correspondeu a um amplo plano e contribuiu para o processo de modernização e de crescimento econômico – embora tal crescimento, limitado às atividades primário-exportadoras, tenha sido caracteristicamente excludente. Sugere-se também que as atividades econômicas, em Mato Grosso, podiam ser afetadas pelas disputas políticas internas.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Cimó Queiroz, CPDOC

Este trabalho é parte de uma pesquisa maior, desenvolvida, com bolsa do CNPq, no âmbito de um estágio de pós-doutoramento recém-realizado na UFF. Foi apresentado, em uma primeira versão, no 8º Congresso Brasileiro de História Econômica / 9ª Conferência Internacional de História de Empresas, realizados em Campinas em  set. 2009. O autor agradece o auxílio do Prof. Flávio Saes na interpretação dos balanços do banco – assumindo, contudo, integral responsabilidade pelas conclusões aqui expostas.

Professor associado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e estagiário de pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense, 2008-2009 (prcqueiroz@uol.com.br).

Downloads

Publicado

2010-08-30