Uma historiografia da modernidade educacional

Autores

  • André Luiz Paulilo CPDOC

Palavras-chave:

história da educação, reforma Fernando de Azevedo, movimento educacional brasileiro (1920-1930), modernidade educacional

Resumo

O artigo trata da historiografia do movimento educacional brasileiro entre 1920 e 1930, especialmente dos estudos acerca da reforma Fernando de Azevedo na cidade do Rio de Janeiro. O primeiro ponto discutido é a relevância e a aplicabilidade da ideia de modernidade para definir o período. Sugere que essa ideia foi marcada por transformações na historiografia do movimento educacional nos anos 20 e 30. O segundo é o significado da ideia de modernidade para a organização das atuais interpretações sobre o movimento educacional no Brasil. Por fim, é abordada a mudança fundamental da sensibilidade historiográfica dos estudos sobre a reforma Fernando de Azevedo.

Biografia do Autor

André Luiz Paulilo, CPDOC

André Luiz Paulilo é professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Brasil, e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em História da Educação da Universidade de São Paulo (NIEPHE-USP).

Downloads

Publicado

2010-08-30