Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

: Chamada de artigos e de ensaios bibliográficos para Perspectivas globais e transnacionais

Estudos Históricos é uma revista quadrimestral que, a cada número, trata de uma temática específica e tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com perspectiva histórica e perfil interdisciplinar, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e outros campos afins. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC/FGV, a revista é classificada como A1 no Qualis Capes nas áreas: História e; Interdisciplinar. Com quase trinta anos de existência, a Estudos Históricos encaminha-se para a publicação do seu número 60 com o tema: “Perspectivas globais e transnacionais”.

Nas últimas décadas, sob o título de “global” ou de “transnacional”, novos debates historiográficos e inéditas abordagens teórico-metodológicas das ciências sociais produzidas no eixo norte-Atlântico ganharam forma repercutindo o fenômeno da nova globalização, acelerado desde os anos 1970. Mais ao sul, ao mesmo tempo, mas antes de simplesmente importar essas novas grades de leitura e de, dessa forma, apenas renovar uma relação paroquial com a Europa ou os Estados Unidos, acadêmicos também têm lançado mão de investigações sobre linhagens e estilos de pensamento que não se circunscrevem mais ao fato nacional ou às fronteiras políticas do Estado-nação.

Pesquisas ao Norte e ao Sul do chamado mundo ocidental têm conhecido, assim, novos questionamentos e uma revalorização de conexões e transferências entre sociedades, culturas e espaços até então desmerecidos ou, simplesmente, desconsiderados. Ainda que interessantes, essas novas perspectivas apresentam desafios ligados tanto a debates teóricos como metodológicos. Apesar do seu aparente potencial, ainda não está claro como os historiadores podem dela se aproveitar.

O intuito da edição de número 60 da Estudos Históricos é, justamente, divulgar as pesquisas produzidas no âmbito da História Global e da História Transnacional, possibilitando a disseminação dessas perspectivas no meio das Ciências Sociais e Humanas. Além disso, essa edição também tem como objetivo possibilitar um amplo espaço de discussão e reflexão sobre as recentes produções sobre o tema no Brasil e no mundo.