Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Notícias

Chamada: Revista Estudos Históricos é indexada às duas principais plataformas de indexação de periódicos científicos do mundo.

 
A revista Estudos Históricos foi recentemente indexada nas duas principais plataformas de indexação de periódicos científicos do mundo. No último mês de julho, foi aceita na Scopus da Elsevier. Em setembro, recebeu a notícia de que será indexada no Web of Science da Clarivate Analytics. 

As indexações dão grande visibilidade ao periódico e fazem parte do projeto editorial de internacionalização da publicação.

Estudos Históricos também está indexada na Scielo, o maior indexador de periódicos da América do Sul. A revista é classificada como A1 no Qualis CAPES nas áreas de história, interdisciplinar e ciências da religião e teologia. Estudos Históricos é publicada quadrimestralmente e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC/FGV. 
http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/index
 
Publicado: 2018-09-20
 

Chamada: Anunciados os próximos temas da Revista Estudos Históricos:

 

Nº 66: Escravidão e Liberdade nas Américas

A escravidão foi uma das instituições mais longevas da História do continente americano, gerando não apenas genocídios, racismo e desigualdades estruturais, como também experiências de resistência e solidariedade. Este dossiê está aberto a contribuições de diferentes áreas das ciências humanas que desejem debater as múltiplas dimensões do escravismo e da liberdade nas Américas.

Nº 67: História das Ciências Humanas e Sociais

As últimas décadas assistiram a uma grande renovação nos estudos dedicados à história das disciplinas e dos saberes que formam as Humanidades. Por um lado, historiadores e cientistas sociais passaram a explorar com mais afinco arquivos institucionais e privados e correspondências de cientistas e pensadores. Por outro, novos instrumentos metodológicos permitiram a construção de abordagens comparativas e/ou transnacionais, evidenciando a diversidade de redes intelectuais e institucionais que forjaram essas disciplinas e seus praticantes. Este dossiê pretende explorar essas novas dimensões de análise, e está aberto a contribuições oriundas de diversos campos de pesquisa, em especial (embora não exclusivamente) a História Intelectual, a História da Ciência, a História da Historiografia, a Sociologia dos Intelectuais e o Pensamento Social no Brasil. 

Nº 68: Futebol, História e Política

Vinte anos após publicar o dossiê Esporte & Lazer (1999), a revista Estudos Históricos volta a propor uma temática esportiva para seu número. O Dossiê “Futebol, História e Política” convida pesquisadores brasileiros e estrangeiros a submeter artigos inéditos que proponham novas abordagens para a história política do futebol, capazes de superar visões instrumentais que marcaram as relações de poder entre governos, entidades esportivas, selecionados nacionais e clubes de futebol.

 
Publicado: 2018-07-18
 
1 a 2 de 2 itens