Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Notícias

Chamada: Anunciados os próximos temas da Revista Estudos Históricos:

 

Nº 66: Escravidão e Liberdade nas Américas

A escravidão foi uma das instituições mais longevas da História do continente americano, gerando não apenas genocídios, racismo e desigualdades estruturais, como também experiências de resistência e solidariedade. Este dossiê está aberto a contribuições de diferentes áreas das ciências humanas que desejem debater as múltiplas dimensões do escravismo e da liberdade nas Américas.

Nº 67: História das Ciências Humanas e Sociais

As últimas décadas assistiram a uma grande renovação nos estudos dedicados à história das disciplinas e dos saberes que formam as Humanidades. Por um lado, historiadores e cientistas sociais passaram a explorar com mais afinco arquivos institucionais e privados e correspondências de cientistas e pensadores. Por outro, novos instrumentos metodológicos permitiram a construção de abordagens comparativas e/ou transnacionais, evidenciando a diversidade de redes intelectuais e institucionais que forjaram essas disciplinas e seus praticantes. Este dossiê pretende explorar essas novas dimensões de análise, e está aberto a contribuições oriundas de diversos campos de pesquisa, em especial (embora não exclusivamente) a História Intelectual, a História da Ciência, a História da Historiografia, a Sociologia dos Intelectuais e o Pensamento Social no Brasil. 

Nº 68: Futebol, História e Política

Vinte anos após publicar o dossiê Esporte & Lazer (1999), a revista Estudos Históricos volta a propor uma temática esportiva para seu número. O Dossiê “Futebol, História e Política” convida pesquisadores brasileiros e estrangeiros a submeter artigos inéditos que proponham novas abordagens para a história política do futebol, capazes de superar visões instrumentais que marcaram as relações de poder entre governos, entidades esportivas, selecionados nacionais e clubes de futebol.

 
Publicado: 2018-07-18
 
1 a 1 de 1 itens