Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Estudos Históricos tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com perspectiva histórica, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e afins.

O periódico aceitará somente trabalhos inéditos de doutores e doutorandos sob a forma de artigos e ensaios bibliográficos. Caberá aos Editores avaliar previamente os textos com o intuito de identificar qualquer conduta imprópria relacionada a plágio ou autoplágio, conferindo para tanto publicações anteriores de terceiros e dos próprios autores sobre o mesmo tema. Quando identificada conduta imprópria, a revista recusará a publicação do artigo e comunicará a decisão aos autores.

Todos os artigos apresentados aos Editores serão submetidos a dois ou mais pareceristas ad hoc alheios à equipe editorial e à instituição editora para que emitam sua avaliação. Será mantido sigilo quanto à identidade tanto dos pareceristas quanto dos autores. Os pareceres poderão recomendar: a) a aceitação integral do texto; b) a recusa integral; c) a aceitação com pequenas modificações; d) a aceitação com modificações significativas, sendo o texto, nestes dois últimos casos, reenviado ao(à) autor(a) para as alterações.

A decisão final sobre a publicação ou não do texto será sempre dos Editores, que estarão atentos à distribuição geográfica dos(as) autores(as) a serem publicados e se reservam o direito, igualmente, de solicitar alterações nos originais. As alterações referentes à padronização e redação, introduzidas pelos próprios Editores, visarão sempre a manter a homogeneidade e a qualidade da revista, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Os textos apresentados em inglês e espanhol, quando aceitos pelos Editores, serão publicados na língua original.

Todo artigo enviado à revista deverá ser acompanhado de uma lista de até seis palavras-chave que identifiquem os principais assuntos tratados e de resumos em português, inglês e espanhol, com 100 palavras no máximo, em que fiquem claros os propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho.

Caso o artigo resulte de pesquisa subvencionada por agência financiadora, esta deverá ser mencionada. Deverão ser igualmente encaminhados aos Editores dados sobre o(a) autor(a) (titulação, vinculação institucional etc.) e duas declarações: a primeira, de responsabilidade e originalidade, e a segunda, de cessão de direitos autorais (cf. modelos infra). Os artigos publicados na revista poderão também ser disponibilizados em diferentes mídias e na Internet.

Os ensaios bibliográficos deverão estar estruturados em torno de uma análise crítica de bibliografia relevante, nacional e/ou internacional, produzida nos últimos cinco anos e relacionada à temática específica do número da revista.

Após a publicação de um texto em Estudos Históricos, o(a) autor(a) será submetido(a) a um período de dois anos de carência, durante os quais não poderá apresentar nova proposta de artigo. Os(As) autores(as) que atuarem como pareceristas em um número da revista não poderão submeter artigo para publicação no mesmo número.

Estudos Históricos não cobra taxa de submissão.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios bibliográficos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso e livre recuperação. Os autores detêm responsabilidade pelo conteúdo de seus artigos, certificando-se de que o texto não contém plágio, autoplágio ou publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Os direitos autorais devem ser respeitados e os artigos devem ser propriamente citados. Permissão para o uso com propósitos lucrativos devem ser obtidos com o CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - eh@fgv.br ou faleconosco.cpdoc@fgv.br.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Informações básicas

A revista Estudos Históricos é um periódico quadrimestral que, a cada número, trata de uma temática específica. Publicada de forma ininterrupta desde 1988, a revista destaca-se por seu perfil interdisciplinar. Estudos Históricos tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com uma perspectiva histórica, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e outros campos afins.  A revista é classificada como A1 no Qualis CAPES na área de história e na área interdisciplinar. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC/FGV, que dispõe de um curso de mestrado profissional, de um curso de mestrado acadêmico e de doutorado, o periódico também tem sido um elo importante de comunicação entre programas de pós-graduação, particularmente na área de História e Ciências Sociais.

Em 2016, a revista Estudos Históricos passou a ser publicada apenas no formato eletrônico. Além do portal do SciELO Brasil, os números anteriores podem ser acessados na página do Directory of Open Access Journals – DOAJ, no site da Biblioteca Digital da FGV e no Portal de Periódicos da CAPES.

Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso e livre recuperação. Os autores detêm responsabilidade pelo conteúdo de seus artigos. Os direitos autorais devem ser respeitados e os artigos devem ser citados de modo apropriado. A revista Estudos Históricos trabalha com a dinâmica de envio dos artigos para pareceristas anônimos, procedimento padrão em periódicos de sistema de avaliação por pares. Além disso, preza por preceitos éticos de não aceitação de plágio e autoplágio no conteúdo dos artigos.

O título abreviado do periódico é Estud. hist. (Rio J.). Assim deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

ISSN (versão online): 2178-1494.

Estratos da Estudos Históricos no Qualis da CAPES:

  • A1: Artes / Música
  • A1: Ciências da Religião e Teologia
  • A1: História
  • A1: Interdisciplinar
  • A2: Arquitetura, Urbanismo e Design
  • A2: Letras / Linguística
  • B1: Antropologia / Arqueologia
  • B1: Comunicação e Informação
  • B1: Sociologia
  • B2: Educação
  • B2: Serviço Social
  • B4: Geografia
  • B5: Ciência Política e Relações Internacionais

Fonte: Plataforma Sucupira

 

Ética

A Estudos Históricos possui uma declaração de ética para publicações científicas com a finalidade de desencorajar condutas acadêmicas impróprias. Todos os manuscritos são avaliados de forma a evitar plágio, autoplágio e a publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Os editores avaliam previamente os manuscritos para identificar a conduta imprópria com a utilização de softwares antifraude e conferência de publicações anteriores da autoria e de terceiros sobre o mesmo tema. Quando identificado a conduta imprópria, a Estudos Históricos nega a avaliação do artigo e informa os(as) envolvidos(as). A qualquer momento, se ainda assim for identificada de alguma informação fraudulenta, plágio ou autoplágio, em manuscritos publicados, a Estudos Históricos poderá seguir a diretriz de retirar a publicação dos registros, publicar a retratação e/ou corrigir o artigo, quando couber.

 

Próximos temas

Nº 71: Revolução de 30 – Coordenado por Marco Aurélio Vannucchi (FGV CPDOC)

Prazo de submissão entre 01/01/2020 a 01/05/2020. Lançamento em 01/09/2020

O dossiê acolherá artigos que abordem o movimento político-militar que pôs ter termo à Primeira República, assim como aqueles que tratem de aspectos do regime instaurado a partir de então. Estimula-se a submissão de artigos que tragam novas interpretações e novos temas e, igualmente, os que revisitem criticamente exegeses canônicas sobre a Revolução de 30 e o regime varguista.

Nº 72: Cultura Visual/Visual Culture  - Coordenado por Thais Blank (FGV CPDOC)

Prazo de submissão entre 01/06/2020 a 01/09/2020. Lançamento em 01/01/2021

Gestado no interior das discussões promovidas pelos teóricos identificados com os Estudos Culturais, o termo Cultura Visual agrega pensadores que se dedicam a interrogar a visualidade moderna a partir de uma perspectiva interdisciplinar e marcadamente política. A Revista Estudos Históricos convida pesquisadores de diferentes campos das Humanidades a submeterem artigos que abordam a produção, a circulação, o consumo e a política das imagens (analógicas e digitais) que habitam nosso cotidiano. Interessa-nos artigos que apresentam estudos de casos originais e/ou que problematizem as possibilidades e os limites colocados pela Cultura Visual enquanto campo de pesquisa.   

 Submission period between June 1st, 2020 and September 1st, 2020. Release on january 1st, 2021

 The field of study known as Visual Culture emerged from theoretical discussions promoted by Cultural Studies' scholars and it gathers researchers who analyse modern visuality from an interdisciplinary and highly political perspective. Journal Estudos Históricos invites scholars from all areas of Humanities to submit articles which focus on the production, circulation, consumption and politics of images (both analogical and digital) that surround us. We welcome articles that either present original case studies or question the possibilities and shortcomings posed by the field of Visual Culture.        

Nº 73: Tempos de pandemia/Pandemic times - Coordenado por Martina Spohr (FGV CPDOC)

Prazo de submissão entre 01/10/2020 a 01/01/2021. Lançamento em 01/05/2021

A disseminação global do COVID-19 tem produzido profundos impactos nas formas de vida contemporâneas. As técnicas empregadas por diferentes governos ao redor do mundo para retardar o espalhamento do vírus confinaram grande parte da população em suas casas por tempo indefinido, e o pânico gerado alterou significativamente nossos afetos e corpos. A Revista Estudos Históricos convida cientistas sociais e historiadores a submeterem suas reflexões sobre as implicações políticas, sociais, culturais e teóricas da pandemia e do novo tempo aberto por ela. Estamos abertos a contribuições variadas, de estudos com foco empírico específico a ensaios.

Submission period between October 1st, 2020 and January 1st, 2021. Release on May 1st, 2021

The global spread of COVID-19 has had a profound impact on contemporary life. The ways chosen to stop the spread of the virus by different governments around the world have confined a large part of the population to their homes indefinitely, and the panic generated has significantly changed our affections and bodies. Estudos Históricos Journal invites social scientists and historians to submit their reflections on the political, social, cultural and theoretical implications of the pandemic and the new era opened by it. We are open to varied contributions, from empirical studies with a specific focus to essays.

Nº 74: História Oral/Oral History- Coordenado por Vivian Fonseca (FGV CPDOC)

Prazo de submissão entre 01/02/2021 a 01/05/2021. Lançamento em 01/09/2021

A revista Estudos Históricos apresenta o Dossiê História Oral e convida os pesquisadores a submeterem artigos inéditos sobre a temática, tendo em vista os desafios colocados contemporaneamente a esta metodologia de pesquisa e produção de fontes.
Metodologia desenvolvida desde finais dos anos 1950 e amplamente utilizada e consolidada ao redor do mundo, a História Oral chega ao século XXI catalisada pelas discussões da História Pública, assim como pelas novas tecnologias, que colocam em questão novas formas de gravação, interação, preservação e difusão das narrativas orais e audiovisuais. Nesse sentido, este Dossiê se interessa, particularmente, por artigos que tencionem essas dimensões e tragam reflexões sobre as interações e respostas da História Oral ao cenário atual.

Submission period between February 1st, 2021 and May 1st, 2021. Release on September 1st, 2021

The ‘Revista Estudos Históricos’ presents the Oral History Dossier and invites researchers to submit new articles on the theme, in view of the challenges posed at the same time by this methodology of research and production of sources.
This methodology has been developed since the late 1950s and it is widely used and consolidated around the world. Oral History reaches the 21st century catalyzed by discussions of Public History, as well as by new technologies, which call into question new forms of recording, interaction, preservation and dissemination of oral and audiovisual narratives. In this sense, this Dossier is particularly interested in articles that discuss these dimensions and bring reflections on the interactions and responses of Oral History to the current scenario.

How to submit?

Como submeter?