Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Estudos Históricos tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com perspectiva histórica, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e afins.

O periódico aceitará somente trabalhos inéditos de doutores e doutorandos sob a forma de artigos e ensaios bibliográficos. Caberá aos Editores avaliar previamente os textos com o intuito de identificar qualquer conduta imprópria relacionada a plágio ou autoplágio, conferindo para tanto publicações anteriores de terceiros e dos próprios autores sobre o mesmo tema. Quando identificada conduta imprópria, a revista recusará a publicação do artigo e comunicará a decisão aos autores.

Todos os artigos apresentados aos Editores serão submetidos a dois ou mais pareceristas ad hoc alheios à equipe editorial e à instituição editora para que emitam sua avaliação. Será mantido sigilo quanto à identidade tanto dos pareceristas quanto dos autores. Os pareceres poderão recomendar: a) a aceitação integral do texto; b) a recusa integral; c) a aceitação com pequenas modificações; d) a aceitação com modificações significativas, sendo o texto, nestes dois últimos casos, reenviado ao(à) autor(a) para as alterações.

A decisão final sobre a publicação ou não do texto será sempre dos Editores, que estarão atentos à distribuição geográfica dos(as) autores(as) a serem publicados e se reservam o direito, igualmente, de solicitar alterações nos originais. As alterações referentes à padronização e redação, introduzidas pelos próprios Editores, visarão sempre a manter a homogeneidade e a qualidade da revista, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores. Os textos apresentados em inglês e espanhol, quando aceitos pelos Editores, serão publicados na língua original.

Todo artigo enviado à revista deverá ser acompanhado de uma lista de até seis palavras-chave que identifiquem os principais assuntos tratados e de resumos em português, inglês e espanhol, com 100 palavras no máximo, em que fiquem claros os propósitos, os métodos empregados e as principais conclusões do trabalho.

Caso o artigo resulte de pesquisa subvencionada por agência financiadora, esta deverá ser mencionada. Deverão ser igualmente encaminhados aos Editores dados sobre o(a) autor(a) (titulação, vinculação institucional etc.) e duas declarações: a primeira, de responsabilidade e originalidade, e a segunda, de cessão de direitos autorais (cf. modelos infra). Os artigos publicados na revista poderão também ser disponibilizados em diferentes mídias e na Internet.

Os ensaios bibliográficos deverão estar estruturados em torno de uma análise crítica de bibliografia relevante, nacional e/ou internacional, produzida nos últimos cinco anos e relacionada à temática específica do número da revista.

Após a publicação de um texto em Estudos Históricos, o(a) autor(a) será submetido(a) a um período de dois anos de carência, durante os quais não poderá apresentar nova proposta de artigo. Os(As) autores(as) que atuarem como pareceristas em um número da revista não poderão submeter artigo para publicação no mesmo número.

Estudos Históricos não cobra taxa de submissão.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios bibliográficos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Política de Acesso Livre

Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso e livre recuperação. Os autores detêm responsabilidade pelo conteúdo de seus artigos, certificando-se de que o texto não contém plágio, autoplágio ou publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Os direitos autorais devem ser respeitados e os artigos devem ser propriamente citados. Permissão para o uso com propósitos lucrativos devem ser obtidos com o CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - eh@fgv.br ou faleconosco.cpdoc@fgv.br.

 

Informações básicas

A revista Estudos Históricos é um periódico quadrimestral que, a cada número, trata de uma temática específica. Publicada de forma ininterrupta desde 1988, a revista destaca-se por seu perfil interdisciplinar. Estudos Históricos tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com uma perspectiva histórica, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e outros campos afins.  A revista é classificada como A1 no Qualis CAPES na área de história e na área interdisciplinar. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC/FGV, que dispõe de um curso de mestrado profissional, de um curso de mestrado acadêmico e de doutorado, o periódico também tem sido um elo importante de comunicação entre programas de pós-graduação, particularmente na área de História e Ciências Sociais.

Em 2016, a revista Estudos Históricos passou a ser publicada apenas no formato eletrônico. Além do portal do SciELO Brasil, os números anteriores podem ser acessados na página do Directory of Open Access Journals – DOAJ, no site da Biblioteca Digital da FGV e no Portal de Periódicos da CAPES.

Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso e livre recuperação. Os autores detêm responsabilidade pelo conteúdo de seus artigos. Os direitos autorais devem ser respeitados e os artigos devem ser citados de modo apropriado. A revista Estudos Históricos trabalha com a dinâmica de envio dos artigos para pareceristas anônimos, procedimento padrão em periódicos de sistema de avaliação por pares. Além disso, preza por preceitos éticos de não aceitação de plágio e autoplágio no conteúdo dos artigos.

O título abreviado do periódico é Estud. hist. (Rio J.). Assim deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

ISSN (versão online): 2178-1494.

Estratos da Estudos Históricos no Qualis da CAPES:

  • A1: Artes / Música
  • A1: Ciências da Religião e Teologia
  • A1: História
  • A1: Interdisciplinar
  • A2: Arquitetura, Urbanismo e Design
  • A2: Letras / Linguística
  • B1: Antropologia / Arqueologia
  • B1: Comunicação e Informação
  • B1: Sociologia
  • B2: Serviço Social
  • B4: Geografia
  • B5: Ciência Política e Relações Internacionais

Fonte: Plataforma Sucupira

 

Ética

A Estudos Históricos possui uma declaração de ética para publicações científicas com a finalidade de desencorajar condutas acadêmicas impróprias. Todos os manuscritos são avaliados de forma a evitar plágio, autoplágio e a publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Os editores avaliam previamente os manuscritos para identificar a conduta imprópria com a utilização de softwares antifraude e conferência de publicações anteriores da autoria e de terceiros sobre o mesmo tema. Quando identificado a conduta imprópria, a Estudos Históricos nega a avaliação do artigo e informa os(as) envolvidos(as). A qualquer momento, se ainda assim for identificada de alguma informação fraudulenta, plágio ou autoplágio, em manuscritos publicados, a Estudos Históricos poderá seguir a diretriz de retirar a publicação dos registros, publicar a retratação e/ou corrigir o artigo, quando couber.

 

Próximos temas

Nº 62: História e Literatura
Prazo de submissão encerrado
Lançamento em 01/12/2017

Nº 63: História, Democracia e Instituições
Prazo de submissão entre 01/04/2017 a 01/10/2017
Lançamento em 01/04/2018

Nº 64: Corporativismo e Neocorporativismo
Prazo de submissão entre 01/08/2017 a 01/02/2018
Lançamento em 01/08/2018

Nº 65: Associativismo e Movimentos Sociais
Prazo de submissão entre 01/12/2017 a 01/06/2018
Lançamento em 01/12/2018

Como submeter?