Impôsto do sêlo sôbre aumento de capital de sociedade anônima - competência processual das autoridades fiscais - revogação de ato administrativo - efeito vinculativo das decisões administrativas em matéria fiscal

Autores

  • Rubens Gomes de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.12660/rda.v22.1950.11814

Resumo

- É competente para a instauração do processo fiscal a autoridade que tem sede no lugar onde se verificou o ato ou fato que dá origem à tributação.
- Havendo interpretação fiscal favorável à isenção não fica o contribuinte que a provocou sujeito à qualquer penalidade, no caso de entender-se, afinal, ser devido o impôsto.
- O ato administrativo em matéria tributária tem caráter vinculativo tanto para o contribuinte como para a própria administração fiscal que o expediu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Gomes de Sousa

Professor na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo e na Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Downloads

Publicado

1950-10-01

Como Citar

Sousa, R. G. de. (1950). Impôsto do sêlo sôbre aumento de capital de sociedade anônima - competência processual das autoridades fiscais - revogação de ato administrativo - efeito vinculativo das decisões administrativas em matéria fiscal. Revista De Direito Administrativo, 22, 376–392. https://doi.org/10.12660/rda.v22.1950.11814

Edição

Seção

Pareceres