Sobre a Revista

Processo de Avaliação pelos Pares

A RDA é composta por quatro diferentes seções. A primeira apresenta o editorial e, na segunda, encontram-se os artigos. Na terceira, estão elencados pareceres, decisões judiciais, administrativas e proposições legislativas e, na quarta, ocasionalmente, são expostos documentos institucionais ou históricos. A peer review é aplicada à segunda seção, na qual estão alocados os artigos do periódico, que possui oito artigos por número, sendo um estrangeiro e um convidado. Com exceção destes dois últimos, todos os demais seis artigos são submetidos à avaliação cega por pares.

Para o artigo convidado, o Conselho Editorial elege um autor destacado no campo jurídico e o solicita textos pertinentes à discussão da Revista. Quanto aos artigos estrangeiros, também o Conselho Editorial busca aqueles que trouxeram importantes contribuições para as áreas de direito público e teoria do direito a nível mundial. 

As submissões de artigos são realizadas por meio do e-mail institucional da Revista: rda@fgv.br. Após verificação da normalização, e estando com ela de acordo, os autores devem enviar, para o e-mail indicado, o original do texto em arquivo de Word, a ficha de cadastro de autor preenchida e o termo de referência, devidamente preenchido e assinado. Recebidos, os Editores realizam uma avaliação inicial com o intuito de verificar se o artigo está de acordo com a linha editorial da Revista. Estão em desacordo aqueles que não seguem o previsto na normalização e os que fogem à linha temática. Após esta verificação preliminar, os artigos em desacordo com a linha editorial são arquivados como reprovados e os que estão de acordo seguem para avaliação pelos pareceristas.

Dentre a lista de pareceristas, os Editores escolhem os dois mais coerentes com o tema abordado no artigo e o convite é realizado. Os pareceristas possuem três dias para confirmar o interesse em realizar o parecer e, caso aceitem, um e-mail é enviado a ambos, contendo o formulário para análise de artigo, a normalização da Revista e o original do próprio artigo sem qualquer referência à autoria do texto. O retorno é esperado em vinte dias e os possíveis resultados são: artigo aprovado, artigo aprovado com observação, artigo aprovado com retificação e artigo reprovado. Para o artigo aprovado com observação, recomenda-se ao autor modificações de acordo com as sugestões, e para os aprovados com retificação, solicita-se ao autor as adequações necessárias. Em caso de resultados divergentes, o artigo é remetido a um terceiro parecerista.

Os artigos aprovados com retificação tornam a ser avaliados pelos respectivos pareceristas, que verificam a real incorporação das sugestões, em até dez dias. Caso o autor não incorpore as adequações, o artigo é reprovado e arquivado juntamente com os artigos reprovados por parecer e aos previamente reprovados por não estarem de acordo com a linha editorial, ao passo que os aprovados são conservados para escolha no momento de decisão do corpus dos próximos números da Revista.

Periodicidade

A Revista de Direito Administrativo é quadrimestral, portanto, são produzidos três números por ano.

Política de Acesso Livre

O acesso à versão digital da Revista é livre, portanto, todos os textos estão em acesso aberto, livres para leitura e download.

 

Os artigos, seus resultados e conclusões são de responsabilidade dos autores e não representam, de qualquer maneira, a posição institucional da Fundação Getulio Vargas / FGV Direito Rio.

 

É permitida a reprodução total ou parcial dos textos desta Revista, desde que seja citada a fonte.