Difusão de Tecnologias da Informação em Pequenas e Médias Empresas: um Estudo de Caso

Autores

  • Renata Lèbre La Rovere UFRJ

Palavras-chave:

tecnologias da informação, pequenas e médias empresas, competitividade, inovação tecnológica, políticas de difusão de inovações.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que os impactos positivos da adoção de tecnologias da informação e comunicação (TI) sobre a competitividade das pequenas e médias empresas não são automáticos nem imediatos. Mesmo empresas de países com infra-estrutura de TI avançada e programas de apoio tecnológico 'a PMEs, como a Alemanha, podem ter dificuldades. Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa realizada em empresas deste país. O artigo está dividido em quatro seções, além de uma introdução. A primeira seção estabelece um quadro analítico para examinar as políticas de difusão, introduzindo uma distinção entre políticas de oferta e políticas de demanda de TI. A segunda situa a Alemanha no contexto europeu,descrevendo resumidamente as principais políticas de apoio ao desenvolvimento e difusão de TI deste país. A terceira seção descreve os resultados da pesquisa feita entre PMEs da Alemanha Oriental.
A quarta seção apresenta as conclusões e implicações para política,trazendo reflexões que podem ser aplicadas ao caso brasileiro.

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos