Gasto Público em Educação e Desempenho Escolar

Autores

  • Joana Monteiro Instituto Brasileiro de Economia/Fundação Getúlio Vargas

Palavras-chave:

educação, desempenho escolar, gasto público, royalties de petróleo

Resumo

Este estudo analisa a relação entre gasto público em educação e desempenho educacional. Encontra-se que aumentos da despesa municipal em educação estão associados a aumentos da escolaridade da população jovem, mas não há indicações que os municípios brasileiros que mais investiram no setor melhoraram relativamente a qualidade do ensino. Identifica-se o impacto do aumento de despesas no setor avaliando o desempenho educacional dos municípios produtores de petróleo beneficiados com aumentos de receitas de royalties. Encontra-se que esses municípios promoveram um aumento de despesas com educação 13% maior que os municípios costeiros vizinhos, mas não houve reflexos no aprendizado dos alunos.

Biografia do Autor

Joana Monteiro, Instituto Brasileiro de Economia/Fundação Getúlio Vargas

Joana Monteiro é pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, e é doutora e mestre em economia pela PUC-Rio e bacharel em economia pela UFRJ.

Entre 2009 e 2012, foi pesquisadora associada ao Centro de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Harvard. Sua pesquisa busca entender como aprimorar as políticas públicas através de duas abordagens.

Numa linha de pesquisa, Joana busca avaliar o impacto de políticas públicas, especialmente as voltadas a problemas sociais de áreas urbanas como violência, juventude em risco, habitações irregulares e informalidade. Em outra abordagem, Joana analisa as decisões e os incentivos dos políticos e funcionários públicos responsáveis pelo desenho e implementação de políticas.

Downloads

Publicado

2015-12-02

Edição

Seção

Artigos