Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Política Editorial

A Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo é dedicada à publicação de obras de especialistas de diversas áreas de atuação com as quais o turismo possa interagir. 

Os artigos, estudos de caso e ensaios teóricos devem abordar, principalmente, aspectos econômicos, políticos, ambientais, sociais, culturais e educacionais, relacionados à gestão pública e privada do turismo, que estimulem análises e reflexões sobre o tema proposto ou que contenham uma perspectiva inovadora. 

Os artigos são textos que apresentam e discutem idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento; devem ser fundamentados por ampla pesquisa bibliográfica e rigor metodológico. 

Os estudos de caso são relatos de experiências, apresentados com base em uma análise crítica, fundamentada, com o objetivo de proporcionar reflexões que possam subsidiar o aperfeiçoamento de ações e contribuir para o processo de aprendizagem dos leitores. 

Os ensaios teóricos são artigos onde predomina a discussão de temas importantes na atualidade, caracterizados por abordagens criativas, de modo a oferecer alternativas originais e viáveis para a evolução dos estudos em determinada área. Os ensaios devem ser trabalhos consistentes, embora sem a necessidade de uma preocupação empiricista ou da utilização de método científico. 

A seção de resenha de livros tem como objetivo apresentar publicações recentes na área de turismo, de caráter técnico ou científico, nacionais ou estrangeiras, que ofereçam uma análise crítica quanto à contribuição da obra ao campo de atuação a que se refere.