Editorial

Autores

  • Deborah Moraes Zouain EBAPE/FGV

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v9n1.52886

Resumo

Análisis del turismo en República Dominicana: un análisis FODA contribui para a investigação do setor turístico na República Dominicana, analisando a situação atual desse setor econômico no país, por meio de entrevistas, discussões em grupo e observação de campo, contando com a colaboração de diversos atores. Os principais resultados mostram que o turismo de sol e praia é o dominante. Alguns pontos fracos são identificados: discreta inclusão da população local no setor turístico e a falta de atividades turísticas complementares.

Processo de ensino e aprendizagem do profissional de cozinha: didática do saber técnico e o restaurante-escola avalia alguns dos principais conceitos e pesquisas sobre a educação profissional, somando-se a uma identificação do restaurante-escola, o processo de ensino-aprendizagem e a busca de uma didática para o saber técnico na área da gastronomia, com o intuito de refletir e ressaltar aspectos do entendimento e reconhecimento da importância do saber técnico e do conhecimento prático para a educação.

Roteiro integrado da civilização do açúcar: algumas considerações sobre o processo de planejamento e desenvolvimento do turismo no estado de Alagoas objetiva analisar as dificuldades para o planejamento e o desenvolvimento do Roteiro, das metodologias utilizadas e das falhas nas diferentes etapas propostas pelo Programa de Regionalização do Turismo. Utilizou-se um estudo de caso delimitando-se a área de pesquisa ao Estado de Alagoas. Como resultado, apresenta-se o levantamento de fatores impeditivos ao desenvolvimento do RICA: dificuldade de consolidação do grupo gestor e efetivação do planejamento participativo.

Análise das estruturas do mercado turístico no Brasil: um estudo baseado no número de empregados conclui que a concorrência monopolística é a estrutura que mais gera renda e receita na atividade turística brasileira, apesar da relevância dos dados da atividade de transporte aéreo, classificada como oligopólio. São sugeridos estudos sobre o comportamento estratégico das empresas turísticas, sobre o grau de concentração econômica existente em importantes destinos turísticos e sobre a influência de empresas oligopolistas nas atividades de turismo no contexto regional.

Festejo junino em Miguel Calmon-Bahia: estudo do potencial turístico-cultural para o município reconhece que há uma tendência no mercado turístico de valorização e apropriação das manifestações culturais populares para o desenvolvimento turístico dos destinos. Revelou que o São João Calça Curta tem potencial de produto turístico-cultural para o município, por causa da variedade de atrativos que apresenta, como a inserção da comunidade local na realização da festa.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Edição

Seção

Editorial