Gestão do ponto de venda minibar: um estudo de caso em um hotel de rede na cidade de Porto Alegre/RS.

Autores

  • Marianna Jones Aragão Faculdade Senac Porto Alegre
  • Renata Fernandes Guzzo Faculdade Senac Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.12660/oit.v8n1.10033

Resumo

 

O presente estudo analisa a gestão do ponto de venda  minibar em um hotel de rede na cidade de Porto Alegre, demonstrando como são feitos os processos e procedimentos para o seu con- trole. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica sobre o tema, bem como pesquisa de campo, evidenciando-se um estudo de caso único. A pesquisa foi conduzida de forma a compreender melhor todos os envolvidos neste processo, destacando-se os setores de governança, recepção e controladoria. O levantamento de dados se deu por meio de questionários com os recepcio- nistas do hotel e entrevistas com a governanta, com o chefe de recepção e controller. Como resultado, algumas falhas na gestão do controle de produtos do minibar foram detectados como a comunicação entre os setores de recepção e governança no momento do pedido de consumo; falhas no controle de estoque no setor de governança e falta de padronização nos procedimen- tos realizados na gestão. Dessa forma, é possível apontar sugestões para melhor execução dos procedimentos realizados. 

Biografia do Autor

Marianna Jones Aragão, Faculdade Senac Porto Alegre

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria Senac Porto Alegre. Sua trajetória profissional possui ênfase na área de governança.

Renata Fernandes Guzzo, Faculdade Senac Porto Alegre

Mestre em Administração pela UFRGS, especialista em Educação Ambiental pela Unilasalle Canoas e graduada em Turismo pela PUCRS. Professora Assistente no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria na Faculdade Senac Porto Alegre. Sua trajetória profissional e acadêmica possui ênfase nas seguintes áreas: hotelaria, turismo, sustentabilidade e marketing verde.

Downloads

Publicado

2014-08-19

Edição

Seção

Artigo