v. 8 n. 12 (2017): Patrimônio e Museu

					Visualizar v. 8 n. 12 (2017): Patrimônio e Museu

A sociedade vive um processo de musealização e patrimonialização. O conceito de patrimônio cultural associa-se à ideia de identidade e constitui importante pauta política de diversos grupos sociais na atualidade. O conceito opera na mediação entre dois aspectos da cultura: a expressão de um grupo social herdada do passado, e o esforço permanente, tanto individual quanto coletivo, voltado para a construção identitária do grupo, com suas negociações e conflitos.

Os museus são considerados lugares de memória em que o patrimônio cultural pode ser difundindo e preservado para as gerações futuras. Os museus possuem uma autoridade intelectual que ultrapassa o campo acadêmico e gera interesse em diferentes áreas, sendo considerados espaços importantes para a criação e implementação de políticas públicas da área de cultura.

Pensando nas discussões que conectam os campos do patrimônio e dos museus, nas diversas instituições museológicas criadas nos últimos anos no Brasil, assim como nas relações que essas áreas possuem com a História e as Ciências Sociais e, mais especificamente, com as linhas de pesquisa do PPHPBC, a Mosaico publica a edição nº12 “Patrimônio e Museus”.

Publicado: 20.06.2017

Edição completa

Resenha