Patrimônio histórico cultural: preservar ou transformar? Uma questão conflituosa.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12660/rm.v8n12.2017.65461

Palavras-chave:

Patrimônio, Preservação, Transformação

Resumo

Atualmente o conceito de patrimônio tem sido frequentemente discutido em nossa sociedade. Tanto por diferentes esferas sociais, quanto pelos órgãos de preservação. Isto acontece devido à urgência na salvaguarda de determinados elementos patrimoniais, como também pela recorrente destruição de monumentos/documentos devido às “necessidades” da modernidade. Como entender essa relação tão conflituosa entre o preservar e o transformar? Faz-se mister debater as relações entre o urbanismo – que possui sua própria dinâmica, típica das sociedades modernas – e os elementos patrimoniais que são a representação simbólica de uma identidade, devem coexistir de maneira harmônica para a construção de uma sociedade que cresce e se transforma, mas que também preserva sua memória e sua história enquanto povo.

 

Palavras-chave: Patrimônio, Preservação, Transformação.

Biografia do Autor

Erivania Azevedo Lopis, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestranda em História Social da Cultura Regional pela UFRPE. Atua em pesquisas nas áreas de Cultura, Memória e Patrimônio. É professora de História da rede pública de ensino.

Referências

CANCLINI, Néstor. Los Usos Sociales Del Patrimonio Cultural. In

AGUILLAR, Encarnación. Patrimônio Etnológico. Nuevas Perspectivas de Estudio. Junta de Andalucia. 1999.

CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. Tradução: Luciano Vieira Machado. 3ª Ed. – São Paulo: Estação Liberdade: UNESP, 2006.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em Processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2ª edição, Rio de Janeiro: Editora UFRJ; MINC – IPHAN, 2005.

FUNARI, P. P. A. Os Desafios da Destruição e Conservação do Patrimônio Cultural no Brasil. Trabalhos de Antropologia e Etnologia. Porto, 41, 2001.

HARTOG, François. Regimes de Historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Coleção História e Historiografia)

IPHAN – Carta de Atenas. Assembleia do Congresso Internacional de Arquitetura Moderna. 1933.

LEMOS, Carlos A.C. O Que é Patrimônio Histórico. São Paulo, Ed. Brasiliense, 2013. Coleção Primeiros Passos – 51.

NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. Por um Inventário dos Sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. São Paulo: Hucitec: FAPESP, 2005.

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é Patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

PELEGRINI, Sandra C.A. e FUNARI, Pedro Paulo A. Patrimônio Histórico e Cultural. Rio de Janeiro; Zahar, 2006.

______ O Que é Patrimônio Cultural Imaterial. São Paulo, Ed. Brasiliense, 2013. Coleção Primeiros Passos – 331.

POULOT, Dominique. Um Ecossistema do Patrimônio. In. CARVALHO, Claudia S. Rodrigues. GRANATO, Marcus. BEZERRA, Rafael Zamorano e BENCHETRIT, Sara Fassa (orgs.) Um Olhar Contemporâneo Sobre a Preservação do Patrimônio Cultural Material. Rio de Janeiro. Museu Histórico Nacional, 2008.

______ Uma História do Patrimônio no Ocidente, séculos XVIII-XXI: do monumento aos valores. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo, Estação liberdade 2009.

RIEGL, Alois. O Culto Moderno dos Monumentos: a sua essência e a sua origem. Tradução Werner Rothschild Davidsohn. 1ª Edição – São Paulo: Perspectiva, 2014.

SANTIN, Janaina Rigo e SANTOS, Mariana Mattei. Plano Diretor e Patrimônio histórico: Análise A Partir da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Cidade. Revista de Direito da Cidade. Vol.08, nº 2.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.), HALL, Stuart e WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

20.06.2017