Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Mosaico?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

São aceitos para avaliação produções acadêmicas originais de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que estejam vinculados à área de História e Ciências Sociais, os quais deverão ser destinados a uma das seguintes seções: dossiês, artigos livres, notas de pesquisa, entrevistas e resenhas. Todo o processo de avaliação de produções acadêmicas submetidos à revista Mosaico é gratuito.

Para envio de artigo: Os/As autores/as devem ser, no mínimo, mestrandos/as.

Para envio de resenha: Os/As autores/as devem ser, no mínimo, graduandos/as.

Para envio de nota de pesquisa: Os/As autores/as devem ser, no mínimo, graduandos/as.

As normas para submissão de produções acadêmicas são as propostas a seguir:

  1. Os arquivos devem obedecer ao formato Word ou LibreOffice (doc, docx ou odt).
  2. Os textos deverão ser formatados com a seguinte padronização de margens: esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm.
  3. O espaçamento dado ao texto deverá ser de 1,5 cm entrelinhas. As citações longas (citações que tenham mais de três linhas), as notas, as referências e os resumos em língua vernácula e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.
  4. O recuo da primeira linha de cada parágrafo deverá ser 1,5 cm.
  5. A fonte utilizada deve ser Calibri na cor preta, tamanho 12 para o texto e tamanho 11 para as citações longas e notas de rodapé tamanho 10 (para as citações longas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda).
  6. No arquivo enviado, o texto do artigo deverá conter: título (em português e em inglês) com apenas a letra inicial maiúscula, em negrito e centralizado, letra tamanho 12, fonte Palatino ou Palatino Linotype, resumo (em português e em inglês) parágrafo único com no máximo 800 caracteres (contando os espaços) e palavras-chave de três a cinco, separadas por ponto e vírgula; caso tenha palavra estrangeira, colocar em itálico.
  7. Não é necessário numerar as páginas.
  8. O nome do autor não deve constar no arquivo enviado, nem mesmo no nome do arquivo salvo (em propriedades).
  9. Tabelas devem ter os lados esquerdos e direitos abertos, as partes superior e inferior fechadas e não devem conter traços horizontais e verticais para separar os números, fonte Calibri, tamanho 10, espaçamento simples e alinhamento centralizado.
  10. As notas de pé de página (em fonte Calibri, tamanho 10, justificado, com espaço simples, espaçamento antes 0 pt e depois 0 pt e sem recuo no início de cada uma delas) devem ser usadas em caráter explicativo/complementar, deverão ser numeradas sequencialmente (números arábicos sobrescritos).
  11. As citações de até três (3) linhas deverão vir entre aspas no corpo do texto. As citações com mais de três (3) linhas devem ser escritas em tamanho 11, sem aspas, com recuo à esquerda de 4 cm, espaçamento entre linhas simples, antes e depois de 0 pt. A referência deve ser sempre no modelo: (SOUZA, 2007, p. 8).
  12. As Referências Bibliográficas devem constar no final do artigo em fonte Calibri, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, antes zero e depois de 12 pt e devem respeitar as seguintes orientações:
  13. Figuras, quadros, e/ou tabelas serão tratados como elementos e, além de virem expostos no decorrer do texto, também devem ser enviados separadamente em arquivo TIF ou JPG ou PNG, preferencialmente coloridos e em boa resolução (com no mínimo 600 dpi), devidamente numerados, com títulos e referências de créditos. O texto não poderá ter mais que 8 (oito) elementos deste tipo. Casos excepcionais que demandem mais de 8 (oito) elementos deverão ser acompanhados de justificativa e de solicitação de análise especial do Conselho Editorial.
  14. Tais elementos, independentemente do tipo, devem ser acompanhados de identificação na parte inferior precedida da palavra Figura, Quadro, e/ou Tabela, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, da sua respectiva legenda explicativa, se necessário, em negrito, fonte Calibri, tamanho 10, espaçamento simples, alinhamento centralizado, e para referência, mesma formatação da legenda sem uso de negrito e alinhamento justificado.
  15. As legendas devem ser breves e claras, dispensando consulta ao texto e, ainda, devem ser inseridas o mais próximo possível do título a que se referem.
  16. Os subtítulos e subdivisões do texto devem vir em negrito, com apenas a letra inicial maiúscula, não numerados, em fonte Palatino Linotype, tamanho 12, alinhamento à esquerda, sem recuo, espaçamento entre linhas simples, antes 0 pt e depois 12 pt;
  17. O texto, com exceção do título centralizado, deverá ser todo justificado.
  • Para Livro:

Conforme o exemplo: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Edição X, Local de Publicação: Nome da Editora, Ano, p. XX - YY.

  • Para Artigo:

Seguir o exemplo: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Nome do periódico, Vol. X e/ou Número do periódico, Local de publicação, Ano da publicação, p. XX-YY.

  • Para monografias, dissertações e tese:

Conforme o exemplo: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. Ano de apresentação. XX f. e/ou X  volume. Natureza do trabalho (titulação ou grau obtido). Departamento, Instituição, Local da instituição, ano.

  • Para fontes primárias (em especial, fontes de imprensa):

Conforme o exemplo: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo”. Nome do periódico. Local de publicação, data de publicação, número da(s) página(s).

Formatos de publicação

1)      Artigo: Os textos deverão conter entre de 35.000 a 50.000 caracteres com espaço, contando as referências bibliográficas.  

2)      Resenha: Os textos apresentados serão avaliados pelo Conselho Editorial e devem apresentar resenhas de publicações e/ou edições recentes (5 anos para publicações internacionais e 3 para nacionais) de importância na área temática a que dizem respeito. O texto deve conter entre 5.000 a 10.000 caracteres com espaço.

3)            Entrevista: As entrevistas serão avaliadas pelo Conselho Editorial e devem ser antecedidas de uma breve apresentação, contendo, ao todo, 10.000 a 20.000 caracteres com espaço.

4)      Notas de Pesquisa: a seção tem como objetivo a divulgação de pesquisas em andamento realizadas por graduandos/as e supervisionadas por orientadores/as e pesquisas de graduados/as. O texto deve conter entre 20.000 a 25.000 caracteres com espaço.

Em casos não especificados nessas diretrizes, favor obedecer às normas da ABNT.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.