Foco e Escopo

Mosaico é uma publicação científica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV/CPDOC), com sede na cidade do Rio de Janeiro.

A revista tem como objetivo promover a divulgação de conhecimento científico e enriquecer o debate acadêmico por meio da publicação de artigos voltados para as áreas de Ciências Humanas e Sociais, elaborados sob as mais diversas perspectivas teórico-historiográficas, respeitando a interdisciplinaridade e valorizando o diálogo entre as áreas. Também poderão ser publicadas outras produções acadêmicas, como resenhas de livros, entrevistas, notas de pesquisas e transcrições comentadas.

Todos os artigos recebidos serão submetidos a pareceristas para que emitam sua avaliação. Os trabalhos a serem enviados para publicação deverão ser inéditos, não constando publicações dos mesmos em nenhuma outra revista científica ou livros, mesmo no prelo. As produções acadêmicas deverão ser redigidas em português, espanhol ou inglês. Todos os textos divulgados na Revista Mosaico estão submetidos à Licença Creative Commons. Desse modo, é permitido: copiar, distribuir, exibir e executar a obra, assim como criar obras derivadas, desde que não seja utilizada com finalidades comerciais. Deve-se dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Os autores têm responsabilidade total e única pelo conteúdo dos textos assinados, assim, os editores reservam-se o direito de introduzir alterações na redação dos originais.

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Livres

Notas de Pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Resenhas

Os artigos serão avaliados por dois pareceristas. Sobre a avaliação:

I.            Durante todo o processo de avaliação do artigo, as identidades de seu autor e dos pareceristas alocados serão mantidas em sigilo, sendo de conhecimento apenas do Conselho Editorial.

II.            No caso de parecer positivo, o autor será comunicado do aceite para publicação mediante comunicação formal enviada pelo Conselho Editorial.

III.            No caso de parecer positivo, mas com solicitação de adequações, o autor receberá o parecer, com a identidade do parecerista protegida, em conjunto com o texto original, e terá o prazo indicado pelo Conselho Editorial para rever os problemas apresentados.

IV.            Se houver discrepância entre os pareceristas quanto à conveniência da publicação, o Conselho Editorial decidirá sobre a publicação do artigo.

V.            No caso de parecer negativo, o autor receberá um comunicado formal da negação enviado pelo Conselho Editorial, em conjunto com o parecer emitido, com as identidades dos pareceristas protegidas. Da decisão não cabe recurso.

A Revista Mosaico terá periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...