Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

OJS@FGV


Este repositório hospeda todas as publicações periódicas produzidas pela FGV e oferece acesso livre ao conteúdo integral dos artigos nelas publicados.

Ele é parte integrante da Biblioteca Digital FGV

Para ver a lista de A a Z das revistas hospedadas, clique na letra correspondente:  


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s

Logo do cabeçalho da página

RAE - Revista de Administração de Empresas

A RAE-Revista de Administração de Empresas, publicada pela Fundação Getulio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo, é a primeira revista científica brasileira na área, lançada em maio de 1961 e, desde então, tem sua publicação ininterrupta.

RAE é um periódico pioneiro, de vanguarda e vem se consolidando como uma publicação de referência no meio acadêmico-científico, destacando-se nos níveis mais altos de padrão de qualidade e rigor acadêmico. RAE publica artigos inéditos, avaliados no sistema de avaliação duplo-cega.

A RAE é uma revista generalista na área de Administração, voltada a professores, pesquisadores e estudantes.

O acervo completo da RAE está disponível para toda comunidade acadêmico-científica, com acesso aberto e sem restrições.

A periodicidade da RAE é bimestral: é publicada nos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro, novembro.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

A Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo é uma iniciativa do Núcleo de Turismo, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), criada com o propósito de servir ao debate de temas relacionados à gestão pública e privada do turismo, orientados para o equilíbrio entre as abordagens teórica e prática.

A Revista, editada semestralmente a partir de 2013, está dividida em três seções: artigos, estudos de caso e ensaios teóricos; resenhas de livros e entrevistas. Seu público-alvo é constituído por professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e pessoas interessadas na literatura do turismo. A missão da revista é estimular a produção e disseminação de conhecimentos sobre turismo que possam contribuir para atividades acadêmicas e ações em organizações públicas e privadas.

Esteve sob a responsabilidade da Fundação Getulio Vargas até o Vol. IX, No. 1 de 2015.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração

A GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração é uma revista eletrônica da Fundação Getulio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo, lançada por meio de parceria entre a RAE-revista de administração de empresas e o CEDEA - Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem. Seu objetivo é veicular casos de ensino para uso em cursos de Administração.

A missão da GVcasos é fomentar a produção e o uso de casos de ensino em Administração, contribuindo para a disseminação do uso de casos como metodologia de ensino e aprendizagem em cursos de graduação, pós-graduação, especialização e educação continuada.

Seu público-alvo é formado por professores e alunos de cursos de Administração, seja em nível de graduação, pós-graduação, especialização ou educação continuada.

O conteúdo da GVcasos é composto de duas partes:

  1. Conteúdo aberto: casos de ensino nas diversas áreas da Administração, disponíveis para o público em geral. Esta parte do conteúdo é acessível gratuitamente.
  2. Conteúdo exclusivo para assinantes: formado pelas notas de ensino dos casos publicados na parte aberta. O acesso a esta parte do conteúdo é controlado pela FGV-EAESP.

A periodicidade da GVcasos é semestral, com publicação nos meses de abril e outubro.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Brasileira de Economia

Editor-chefe: Prof. Ricardo Cavalcanti
Sala 1104
Secretária - Cristina Igreja
Tel. +55 (21) 3799-5831

A Revista Brasileira de Economia (RBE) é a mais antiga publicação de Economia do Brasil, e a segunda mais antiga da América Latina. A RBE é uma revista generalista, dentro do universo de publicações acadêmicas de Economia. A revista publica artigos sobre as diversas áreas da ciência econômica, e qualquer tema e metodologia podem ser encontrados nas suas páginas, desde que estejam na fronteira do seu ramo de conhecimento, e se pautem pelo rigor e sofisticação que vêm desde o primeiro número.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Brasileira de Finanças








A Revista Brasileira de Finanças é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Finanças e visa o progresso e a disseminação do conhecimento sobre finanças no Brasil por meio da publicação de artigos técnicos em todos os campos da pesquisa em finanças e economia financeira. A Revista é indexada no EconLit/JEL, RedALyC, Portal Spell, Gale, Google Scholar, ProQuest e Fonte Academica, um recurso oferecido pela EBSCO Publishing . A revista consta dos diretórios do DOAJ, Periódicos Capes, OpenJGate, Latindex e Cabell's. A revista está classificada como B1 (ADM) e B2 (ECON).


Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Conjuntura Econômica

Lançada em novembro de 1947, a Revista Conjuntura Econômica já está há mais de meio século no mercado editorial. Acompanhando as mudanças e principais transformações que ocorreram no Brasil nesse longo período, a publicação é editada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV), e se consolidou como a mais tradicional revista de economia do país.

A Conjuntura Econômica leva ao leitor artigos e reportagens sobre macroeconomia, finanças, management e seguros, além de uma abrangente seção de estatísticas e índices de preços.

Atenção: As quatro edições mais atuais desta publicação são exclusivas para assinantes. Se você for um assinante, Clique aqui.

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Administração Pública

Publicação da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas

Missão

Desde 1967, a Revista de Administração Pública - RAP vem concentrando esforços para servir de instrumento indispensável ao aperfeiçoamento continuado de pesquisadores, professores, gestores e atores sociais e políticos comprometidos com a efetividade e a equidade da ação pública.

Título Anterior: Boletim do Centro de Pesquisas Administrativas da EBAP

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Ciência Política

A Revista de Ciência Política, criada em 1967, é uma publicação do Instituto de Direito Público e Ciência Política, da Fundação Getúlio Vargas. Traz assuntos políticos, jurídicos e sociais, conciliando o estudo dos problemas políticos e da ciência política. Estuda e analisa as instituições do Estado e a maneira como se comportam. A publicação da revista foi encerrada em 1990.

Títuto Anterior: Revista de Direito Público e Ciência Política

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Direito Administrativo

A Revista de Direito Administrativo (RDA) é produzida pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio). A edição e a distribuição são realizadas em parceria com a Editora FGV e a Editora Fórum. O periódico está vinculado ao Programa de Mestrado em Direito da Regulação da FGV Direito Rio. Assim, além de manter a sua linha editorial tradicional, voltada à divulgação de ideias nas áreas de direito público e teoria do direito, também essenciais para uma compreensão ampla do fenômeno regulatório, a Revista traz artigos relacionados especificamente às linhas de pesquisa do próprio Programa: Governança regulatória, Instituições e Justiça e Economia, Intervenção e Estratégias Regulatórias.

Como Revista do programa de Mestrado em Direito da Regulação da FGV Direito Rio, a RDA pretende, fundamentalmente, incentivar a produção e divulgar estudos destinados à compreensão adequada dos diferentes aspectos por trás do exercício de atividades regulatórias e propor soluções para lidar com os problemas gerais e setoriais da regulação. Nesse contexto, a agenda de publicações da RDA não se resume à divulgação de trabalhos relacionados ao funcionamento de setores regulados, e ao papel do Estado na implementação de mecanismos de incentivo para orientar o comportamento de agentes econômicos, de modo a possibilitar o alcance de resultados desejáveis e a impedir a ocorrência de resultados indesejáveis.

A riqueza da agenda regulatória também requer o enfrentamento de temas e problemas diversos, que igualmente inspiram a linha editorial da Revista, como, por exemplo, os que dizem respeito (i) ao papel do Estado na economia, (ii) aos programas e limites constitucionais que afetam e deveriam influenciar o desempenho das atividades estatais, (iii) à tomada de decisão regulatória e à interpretação de normas, (iv) ao controle da atividade regulatória, (v) aos arranjos institucionais atuais e às alternativas de modelo regulatório, (vi) à compreensão das diversas formas de diálogo entre o direito e a economia, (vii) às relações entre incentivos regulatórios e o desempenho de atividades empresariais, (viii) às diversas formas de interação entre órgãos reguladores e outros poderes, (ix) à estrutura das normas que concretizam opções regulatórias, (x) a dimensão política da regulação e a legitimidade democrática da ação regulatória, (xi) aos aspectos epistêmicos subjacentes a escolhas regulatórias e ao desenvolvimento de teorias sobre a intensidade de controle dessas escolhas, (xii) às estruturas de governança que favorecem a responsividade de agentes reguladores e regulados e (xiii) aos aspectos penais e tributários da regulação.

A RDA é editada de forma contínua, desde 1945. Atualmente, a periodicidade é quadrimestral, e a publicação ainda traz decisões das diversas instituições jurídicas brasileiras, contando com contribuições notáveis no cenário nacional e internacional. Abaixo são elencadas as seis diretrizes principais que pautam a RDA:

  • O pluralismo de ideias, experiências, doutrinas, opiniões, teorias, jurisprudências e argumentações;
  • O estímulo à inovação, a originalidade do pensamento jurídico, sobretudo aquele que se fundamenta na realidade do direito brasileiro;
  • Uma realidade cada dia mais evidente: o crescente envolvimento entre o direito, a economia, a cultura e a política;
  • Abertura da RDA aos novos campos do saber jurídico, que já se delineiam como indispensáveis ao profissional de direito e favoritos na reflexão acadêmica neste começo de século XXI;
  • O compromisso da RDA com o fortalecimento da democracia, isto é, com a consolidação do Estado Democrático; e
  • O compromisso com o Estado de Direito.

Missão: Conduzir as principais e atuais discussões sobre os diversos aspectos subjacentes ao fenômeno regulatório e, em uma perspectiva mais ampla, sobre o direito público e teoria do direito no Brasil, de maneira interdisciplinar, empírica e com alto padrão de qualidade.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista de Direito Público e Ciência Política

A Revista de Direito Público e Ciência Política, criada em 1958, é uma publicação do Instituto de Direito Público e Ciência Política, da Fundação Getúlio Vargas. Traz assuntos políticos, jurídicos e sociais, conciliando o estudo dos problemas políticos e da ciência política, com problemas de técnica constitucional e normativos, com um programa doutrinário, informativo e crítico. A partir de 1967, continua como Revista de Ciência Política.

Título Posterior: Revista de Ciência Política

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Debates GVsaúde

A publicação do Debates GVsaúde busca trazer, anualmente, a transcrição de quatro eventos realizados pelo Centro de Estudos para debater a cada edição um tema de interesse para os gestores da Saúde.

Os debatedores, em geral, são pesquisadores ou executivos conhecidos no setor, com experiência e envolvimento no temário proposto. O que se apresenta aqui não são textos acabados. Pelo contrário, são transcrições das falas dos convidados durante o evento, corrigidas por eles, num momento posterior e, então, editadas. Ou seja, não se trata de artigos preparados enquanto tal.

Como tudo, este formato tem vantagens e desvantagens. A vantagem é a linguagem coloquial, que torna o material fácil de ler e de apreender o conteúdo da discussão. A desvantagem é que não se trata de uma publicação acadêmica ortodoxa.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Direito GV

Revista Direito GV é uma publicação acadêmica da FGV Direito SP em formato online (ISSN 2317-6172) com periodicidade quadrimestral. A classificação da revista no Qualis/Capes é A1.

A Revista publica artigos, resenhas, ensaios e traduções inéditos (nacional ou internacionalmente) com as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, inclusive artigos interdisciplinares, de pesquisa aplicada ou que se enquadrem nos campos de pesquisa Direito e Desenvolvimento (law & development), Direito e Sociedade (law & society) e Direito e Economia (law & economics). Ademais, recebe trabalhos sobre Direito nacional, internacional e global; Teoria, Sociologia, Filosofia e História do Direito; e sobre ensino jurídico.

Para conhecer as regras de submissão de artigos, ensaios, resenhas ou traduções, acesse a Política Editorial em portuguêsinglês (English) ou espanhol (Español).

A submissão de trabalhos para a Revista Direito GV deve ser feita por meio do sistema online ScholarOne Manuscripts.

Em caso de dúvidas na submissão online, pode-se consultar o Tutorial de submissão de manuscritos da Revista Direito GV ou encaminhar um e-mail para revistadireitogv@fgv.br.

Os artigos da Revista também estão disponíveis na SciELO e no site institucional da FGV DIREITO SP.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Discente DIREITO GV - redGV

A Revista Discente DIREITO GV é uma revista acadêmico-jurídica, organizada de forma independente pelo corpo discente da DIREITO GV, que objetiva incentivar a produção acadêmica de boa qualidade por parte de jovens estudantes e praticantes do Direito, o que abrange desde alunos de graduação até mestrandos, doutorandos e advogados em início de carreira, que se empenhem na produção acadêmica com rigor técnico-científico.

Pretende-se publicar, semestralmente, artigos científicos relativos aos mais variados ramos do Direito, valorizando a inovação, a interdisciplinaridade e a consistência em seus conteúdos. O acesso à Revista Discente DIREITO GV pauta-se exclusivamente pelo critério da qualidade. Embora no número 1, lançado em dezembro de 2011 nas versões física e eletrônica, todos os artigos sejam de autoria de alunos da DIREITO GV, a partir da segunda edição a Revista está aberta a colaboradores oriundos das mais diversas instituições de ensino do Brasil.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista do Programa de Direito da União Europeia

A Revista do Programa de Direito da União Europeia constitui uma publicação semestral dos trabalhos de conclusão de curso selecionados por sua excelência entre os apresentados pelos alunos que cursaram o Módulo Europeu do Programa Jean Monnet de Direito da União Europeia da FGV Direito Rio.

Todos os tópicos abordados demonstram que a Revista do Programa de Direito da União Europeia vem contribuir para o estudo do Direito da União Europeia no Brasil, favorecendo a difusão e pesquisa de temas relevantes e atuais cuja importância afigura-se crescente.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Estudos Históricos


Estudos Históricos é uma revista quadrimestral que, a cada número, trata de uma temática específica e tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com perspectiva histórica e perfil interdisciplinar, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e outros campos afins. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC/FGV, a revista é classificada como A1 no Qualis Capes na área de história e interdisciplinar.

Os próximos temas já estão programados: "Revoluções e revoltas"; "História e Literatura"; "História, democracia e instituições", "Corporativismo e neocorporativismo", "Associativismo e movimentos sociais".

Como submeter?

ISSN (versão online): 2178-1494

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista FGV Online

Revista FGV Online é uma publicação eletrônica semestral, criada sob a tutela do Programa FGV Online, parte integrante do Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE -, responsável por cursos desenvolvidos em parceria com as Escolas da Fundação Getulio Vargas.

Trata-se de uma publicação voltada para temas relacionados à educação em geral e, mais especificamente, à educação a distância.

Com a missão de divulgar o conhecimento que vem sendo gerado no ambiente global da educação a distância, a Revista FGV Online abre espaço para publicação de trabalhos acadêmico-científicos a autores e especialistas na área.

Esta publicação foi descontinuada em março de 2015.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista GV novos negócios

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Ibero-Americana de Estudos Legislativos

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Technological Learning and Industrial Innovation Working Paper Series

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

26 a 44 de 44 itens