O Repositório FGV de Periódicos e Revistas hospeda todas as publicações periódicas produzidas pela FGV e oferece acesso livre ao conteúdo integral dos artigos nelas publicados.

Para ver a lista de A a Z das revistas hospedadas, clique na letra correspondente:

Revistas

  • Adiante

    Adiante é uma revista mensal de negócios e políticas públicas com foco em sustentabilidade e inovação. Iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas FGV-ces- referência no estudo de questões que envolvem a sustentabilidade no contexto empresarial e de políticas públicas. A revista impressa nasceu em dezembro de 2005. Rebatizada de PÁGINA22 em setembro de 2006.

    Título Posterior: Página 22

  • AgroANALYSIS

    A Agroanalysis é a revista de gestão da Fundação Getulio Vargas que oferece informações precisas e relevantes para a tomada de decisão no agronegócio. Contando com uma equipe de colaboradores formada pelos melhores profissionais e estudiosos do setor agropecuário, em suas edições mensais o leitor encontra matérias sobre meio ambiente, ciência e tecnologia, mercado internacional, legislação, pesquisa e desenvolvimento, negócios, cadeias produtivas, conjuntura econômica e setorial, entre outros assuntos. A imparcialidade e seriedade com que a informação é tratada, assim como a qualidade de seus artigos, fazem da Agroanalysis uma das mais importantes publicações formadoras de opinião voltada para o setor.

  • Anuário da Indústria de Fundos de Investimento

    O Anuário da Indústria de Fundos de Investimento, resultado de uma iniciativa conjunta entre a ANBIMA e o GV CEF (Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas), traz um panorama completo do segmento no Brasil, com dados relativos ao ano anterior.

    A publicação, disponível em português e inglês, inclui perfis das assets que atuam no mercado brasileiro, com informações sobre os produtos, estruturas organizacionais, principais estratégias, volumes sob gestão, entre outros dados relevantes para investidores e público em geral.

  • Anuário de Pesquisa GVPesquisa

    O Anuário de Pesquisa GVPesquisa apresenta sínteses de pesquisas realizadas pelos professores pesquisadores da FGV-EAESP. Os trabalhos foram financiados pelo GVPesquisa, nossa área de apoio às atividades de pesquisa, em quatro categorias, sendo duas categorias de apoio individual e duas categorias de apoio coletivo, relacionadas a projetos de Linhas de Pesquisa e de Centros de Estudo. Os textos oferecem um panorama da contribuição dos pesquisadores da FGV-EAESP para o desenvolvimento da Administração no Brasil. Oferecem, também, indicações para a construção de uma agenda de pesquisa, para o presente e para o futuro.

  • Arquivos Brasileiros de Psicologia

    Esta revista completa, ao entrar em 1979, 30 anos de existência. Única em toda a América Latina, na área da Psicologia, a circular durante esse período sem qualquer interrupção ou quebra de regularidade.

    Com a ampliação em várias direções de sua atuação, não se limitando apenas aos aspectos aplicativos da investigação e do ensino em Psicologia, a revista passa a chamar-se Arquivos Brasileiros de Psicologia.

    Criada em 1979, a revista teve seu último número editado pelo ISOP/FGV em 1990.

    Títutos Anteriores: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica e Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada.

  • Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada

    Desde seu aparecimento, há vinte anos, tem este periódico mantido o título de Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. A partir do presente número [volume 21/1969], no entanto, recebe esse nome uma pequena modificação, mais de forma que de substância. Torna-se agora Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, sem que isso de qualquer forma lhe altere o programa, a periodicidade da publicação e a função de órgão oficial do Instituto de Seleção e Orientação Profissional, unidade da Fundação Getulio Vargas.

    Criada em 1969, a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada teve seu último número em 1978.

    Títuto Anterior: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica

    Título Posterior: Arquivos Brasileiros de Psicologia

  • Arquivos Brasileiros de Psicotécnica

    O ISOP tem por objetivo básico contribuir para o ajustamento entre o trabalhador e o trabalho, mediante o estudo científico das aptidões e vocações do primeiro e dos requisitos psicofisiológicos do segundo.

    A estrutura e principais atividades do ISOP vão, sumariamente, descritas e ilustradas nas páginas que se seguem.

    A publicação destes Arquivos visa conclamar os que estudam o assunto do ponto de vista científico, os profissionais da psicotécnica, os nossos administradores, empregadores, nas atividades públicas ou privadas, "consumidores" do fator humano, que tanto necessitam de mão de obra adequada, encetarmos, juntos, uma forte campanha de aumento da produção nacional, de maior rendimento, de maior felicidade no trabalho, através da Seleção e da Orientação Profissional.

    A revista foi criada em 1949 e extinta em 1968.

    Títulos posteriores: Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada e Arquivos Brasileiros de Psicologia

  • Boletim do Centro de Pesquisas Administrativas da EBAP

    Teve início em 1964 sendo a principal finalidade do BOLETIM promover o intercâmbio de informações sobre o que as diversas instituições estão fazendo no Brasil, no campo do ensino, da pesquisa e da assistência técnica em administração pública. Depois começaram a ser publicados pequenos trabalhos aproveitando-se, naturalmente, um veiculo que teve tão boa acolhida por parte dos estudiosos das instituições e entidades para as quais estava voltado.
    Em 1966 foi publicado o último número  encerrando a história do
    BOLETIM do Centro de Pesquisas Administrativas da EBAP. Não devemos, entretanto, lamentar este fato porque o BOLETIM desaparece para dar lugar à Revista de Administração Pública (RAP) que a EBAP, através de seu Centro de Pesquisas Administrativas, destinada ao estudo dos problemas de administração pública no Brasil.

    Título posterior: Revista de Administração Pública (RAP)

  • The Brazilian Economy

    Founded in November 1947, Conjuntura Econômica is one of the oldest publications for expert economic analysis of both the Brazilian and international economies. Since February 2009, IBRE has published an English version of Conjuntura Econômica (The Brazilian Economy). Through this publication IBRE compares different periods of the economy, assessing both macroeconomic considerations and scenarios related to finance, administration, marketing, management, insurance, statistics, and price indices.

    This publication was descontinued in september 2016.

     

  • Brazilian Review of Econometrics

    Publicada desde 1981, a Brazilian Review of Econometrics é uma publicação bianual e está entre os mais respeitados periódicos brasileiros em economia. Ela é a revista da Sociedade Brasileira de Econometria, uma sociedade científica, que tem por objetivo desenvolver e avançar o uso de métodos estatísticos e matemáticos, aplicados à análise de problemas econômicos.

    A Brazilian Review of Econometrics serve como uma plataforma para a publicação de pesquisas em economia e econometria teórica e aplicada. A revista também publica resenhas retrospectivas e críticas de tópicos atuais em economia e econometria.

    Por favor, leia as novas Condições para submissão.

  • Carta CEMAP

    O boletim incentiva a pesquisa em macroeconomia aplicada e as discussões políticas macroeconômicas com o objetivo de analisar a economia brasileira.

  • Cadernos EBAPE.BR

    O Cadernos EBAPE.BR é um periódico on-line com foco na área de Administração, mantido pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE). Anteriormente chamado de Cadernos EBAP, publica desde 1980 artigos inéditos em sua totalidade, e sua periodicidade atual é bimestral.

    Missão:

    Seu objetivo é promover o debate de temas relevantes na Administração baseando sua linha editorial em perspectivas interdisciplinares e críticas. O público-alvo do Cadernos EBAPE.BR inclui professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Administração e áreas afins, bem como profissionais da administração no Brasil e no exterior.

    Escopo Editorial:

    A linha editorial do Cadernos EBAPE.BR almeja a constituição de um espaço de livre acesso para o debate acadêmico com a publicação de pesquisas empíricas, ensaios teóricos, estudos de caso e resenhas bibliográficas relacionados à área de Administração, cujos temas sejam voltados à discussão do campo organizacional, privilegiando o debate e a pluralidade de ontologias, epistemologias, metodologias e abordagens teóricas nos estudos organizacionais.

    O título abreviado do periódico é Cad. EBAPE.BR e deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

    ISSN online 1679-3951

  • Conjuntura da Construção

    A Revista Conjuntura da Construção é uma publicação trimestral conjunta do SindusCon-SP e da FGV, por meio do IBRE (Instituto Brasileiro de Economia).

  • Curriculum

    Curriculum foi criada em 1962, publicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e de periodicidade trimestral. O título da revista - "Curriculum" - foi escolhido em face da importância das reformas curriculares. A revista pretendia contribuir para a melhoria do ensino, e constituir-se como publicação valiosa para o professorado.

    A Curriculum não só trata das disciplinas escolares e de sua metodologias, mas também de qualquer tema de interesse para os educadores, atribuindo-se prioridades às questões atinentes ao nível médio. Sua publicação foi encerrada em 1976.

    Títuto Posterior: Forum Educacional

  • Ei! Ensino inovativo

    A revista Ensino Inovativo (Ei!) é uma publicação eletrônica da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), criada pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (CEDEA), em 2014.

    Inspirada no Programa Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem, que visa reconhecer, premiar e disseminar iniciativas inovadoras de ensino, a revista busca apresentar artigos sobre o que vem sendo proposto no segmento e de que forma a Escola está atuando nesta área.

    A publicação também tem como foco divulgar as ideias propostas pelos docentes da instituição e seus resultados.

    O público-alvo é formado pela comunidade acadêmica, entre eles professores, mestres, doutores e alunos, bem como leitores interessados no tema.

  • Finanças & Desenvolvimento

    Finanças e Desenvolvimento é uma publicação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento.

    A edição em português é traduzida do texto original em inglês e publicada em colaboração com a Fundação Getulio Vargas. Encerrada em 1998.

  • Forum Educacional

    Criada pelo IESAE em 1977, pretende-se que Forum Educacional constitua-se num veículo de divugação de estudos e pesquisas realizadas no setor educacional, aberto às diversas perspectivas e enfoques, por forma a assegurar a indispensável liberdade crítica e inovadora.
    Primordialmente, deverá divulgar os trabalhos realizados no próprio Instituto, sejam resultados de estudos e pesquisas, sejam conclusões de seminários ou produtos de estágios, sejam ainda documentos produzidos por professores e alunos, que venham a se constituir em textos básicos para os cursos promovidos.

    Título anterior: Curriculum

     

  • Getulio

    Esta revista surge na esteira de um projeto maior, dentro da Fundação Getulio Vargas, resultado de muitas reflexões. A fundação nasceu com a preocupação de formar quadros, produzir conhecimento, para auxiliar o desenvolvimento do país. Dessa preocupação surgem alguns dos valores que norteiam a Fundação Getulio Vargas: produzir conhecimento, impulsionar uma ciência que se ja nacional, que leve em conta as idiossincrasias do ser brasileiro. Formar pessoas, investir em recursos humanos e, assim, contribuir com o desenvolvimento nacional, seja na esfera estatal, formando e habilitando gestores mais eficientes da "coisa pública", se ja no setor privado, capacitando homens de negócios que irão gerar mais riquezas e novas oportunidades de empreendimento, conduzindo-se por padrões éticos mais acertados, contribuindo para um projeto de Brasil.

    A revista Getulio surge nesse marco maior e com algumas propostas concretas. Como a de sensibilizar o empresariado, tomador de decisão, e os gestores públicos, de que existe uma reflexão jurídica, uma preocupação em torno do Direito, que pode contribuir para a melhoria da eficiência de sua atividade e para a agilização dos processos que levarão ao desenvolvimento.

    Este periódico que você começa a ler agora buscará mostrar ao gestor e ao advogado que o Direito existe enquanto uma dinâmica que se relaciona com o mundo à sua volta, com as atividades de hoje que implicam crescimento em longo prazo. O advogado tem de estar atento às questões jurídicas, às discussões que determinarão seus resultados e sua atuação a longo prazo, temas como a reforma na lei de falência s, a reforma processual, fiscal, legislativa. Pois o Direito permeia todas essas questões e não se pode pensar hoje um profissional que não tenha consciência desse repertório e não se alimente dele.

    A proposta desta revista Getulio é mostrar para o mundo jurídico a importância desse papel que o advogado tem a ocupar, e a importância de não estar apenas focado na operação, no microcosmo - mas de estar atento ao todo, aos grandes movimentos à nossa volta. A missão desta nova publicação do GVlaw é ser um gerador de idéias inovadoras. E o núcleo dessa aposta está em completa sintonia com um dos princípios norteadores da Fundação Getulio Vargas, que é contribuir efetivamente para o desenvolvimento do país. A função do projeto GVlaw é formar profissionais com uma visão mais ampla do Direito, preocupados com valores essenciais para a nossa arrancada para um país melhor. E a revista Getulio chega para dar voz a essa proposta, para fomentar esse debate, para estimular as discussões de novas idéias.

    Esta publicação encontra-se atualmente suspensa

  • GV-EXECUTIVO

    Lançada em agosto de 2002, pela Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (sob o título RAE-executivo), GV-executivo é a revista de gestão, estratégia e cultura para o administrador, discute ideias e tendências com linguagem acessível e contribuições de líderes acadêmicos e empresariais.

    GV-executivo é uma revista generalista comprometida com a disseminação de conhecimento em Administração. Procura contribuir para a discussão crítica de um amplo espectro de temas relevantes ao mundo empresarial e estimula a discussão e adoção de práticas de gestão inovadoras.  

    Seu público-alvo são os administradores - aí incluídos tanto os profissionais que já atuam em funções gerenciais na comunidade empresarial, como também os que estão se preparando para ingressar no mercado, seja em cursos de graduação, pós-graduação ou especialização.

    GV-executivo é uma revista customizada e os autores são, de modo geral, convidados a escreverem sobre assuntos focados na linha editorial e na pauta de cada edição. A periodicidade é trimestral.

  • Journal of Operations and Supply Chain Management

    Journal of Operations and Supply Chain Management (JOSCM) – an international journal, published by FGV´s School of Business Administration (EAESP) since 2008.

    We communicate the closing of activities and consequently the discontinuity of publishing JOSCM from it last edition in 2/2018. An associate editor at RAE-Revista de Administração de Empresas (Journal of Business Management) will assume future submissions in Operations and Supply Chain Management field. We are grateful to all collaborators, associate editors, authors, reviewers and readers from this journal that was innovative to publish papers in English specialized in operations and supply chain management electronically since 2008. It attracted a public worldwide, even when most of the Brazilian academic publications in the Business and management area were still publishing in Portuguese. Additionally, the journal had an important role to promote Industrial Production and Operations Administration department (POI) and the annual SIMPOI conference. This mission is transferred to RAE that concentrates the scientific publications at FGV´s Sao Paulo School of Business Administration (EAESP).

    We invite researches to submit manuscripts to RAE. The articles can be sent in Portuguese, English, or Spanish, complying with the format and standards defined in RAE Guidelines.

    To learn more, visit: http://rae.fgv.br/en/manual-rae/guidelines

  • Mosaico

    Mosaico é uma publicação científica semestral do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), com sede na cidade do Rio de Janeiro.

    A revista tem como objetivo promover a divulgação de conhecimento científico e enriquecer o debate acadêmico por meio da publicação de artigos voltados para as áreas de Ciências Humanas e Sociais, elaborados sob as mais diversas perspectivas teórico-historiográficas, respeitando a interdisciplinaridade e valorizando o diálogo entre as áreas. Também poderão ser publicadas outras produções acadêmicas, como resenhas de livros, entrevistas, notas de pesquisas e produções artísticas visuais.

    ISSN (versão online): 2176-8943

    Qualis 2017-2020: A3

    Classificação por Área de Avaliação

    1. Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo: A3
    2. Antropologia / Arqueologia: A3
    3. Ciência Política e Relações Internacionais: A3
    4. Comunicação e Informação: A3
    5. Educação: A3
    6. Educação Física: A3
    7. Geografia: A3
    8. História: A3
    9. Interdisciplinar: A3
    10. Linguística e Literatura: A3
    11. Psicologia: A3
    12. Sociologia: A3

    Índice H (Google Scholar) 

     

    Contato direto com o Conselho Editorial: mosaico@fgv.edu.br

     

  • Página 22

    Página22 é uma revista multimídia lançada em 2006 que se tornou referência no mercado editorial brasileiro ao antecipar a importância do tema da sustentabilidade. Provoca o debate livre e plural sobre as principais questões da atualidade e aglutina propostas para lidar com as rápidas transformações da sociedade. Página22 responde à crescente fragmentação da informação e traz uma luz original ao debate. Pesquisa realizada com o leitor revelou que a revista é reconhecida pela qualidade editorial, criatividade e singularidade: produz um conteúdo que nenhum outro veículo oferece.
  • P22_ON

    A P22_ON é um produto eletrônico da Página22 voltado para a disseminação na sociedade do conhecimento gerado pelos pesquisadores do FGVces - Centro de Estudos de Sustentabilidade da FGV-EAESP  nas suas diversas linhas de atuação. Para isso, busca usar uma linguagem atraente e acessível aos diversos públicos, acreditando que a informação clara é o primeiro passo para a construção de políticas públicas que tragam bem-estar para todos. Vai ao ar a cada dois meses, intercalado com a edição da revista, que o leitor já conhece.

  • Pontes

    PONTES é a versão em língua portuguesa e com conteúdo local dos periódicos BRIDGES, PASSERELLES e PUENTES. Esta publicação tem por fim reforçar a capacidade dos atores sociais na área de comércio internacional e desenvolvimento, com a disponibilização de informação e conhecimento para reflexão sobre os temas. É também um instrumento de comunicação que pretende influenciar todos aqueles envolvidos no processo de formação de posições políticas, da negociação ao processo de decisão.


    PONTES foi publicado pelo Centro Internacional para o Comércio e o Desenvolvimento Sustentável (ICTSD), pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), e pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EDESP) até 2009. A partir deste ano, a FGV-EDESP se desvinculou do projeto e a revista seguiu pela ICTSD (https://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/overview)

  • RAE-Revista de Administração de Empresas

    RAE-Revista de Administração de Empresas é publicada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP), foi lançada em maio de 1961 e, desde então, tem sua publicação ininterrupta.

    RAE é um periódico pioneiro, de vanguarda e vem se consolidando como uma publicação de referência no meio acadêmico-científico, destacando-se nos níveis mais altos de padrão de qualidade e rigor acadêmico, avaliada como A2 pelo Qualis/Capes. 

    RAE publica artigos inéditos, avaliados no sistema de avaliação triplo-cega. Todo o conteúdo é disponibilizado com acesso aberto. RAE não pratica taxa de submissão e publicação de artigo (APC-Author Processing Charge).

    Revista generalista na área de Administração de Empresas voltada a professores, pesquisadores e estudantes, RAE disponibiliza seu acervo completo para toda comunidade acadêmico-científica, com acesso aberto e sem restrições.

    RAE publica os artigos em fluxo contínuo, mensalmente, preservando a periodicidade bimestral.

    RAE está de acordo e assina a Declaracão de São Francisco sobre a Avaliação de Pesquisas (DORA):

    RAE adota ações de combate ao plagio e má conduta ética, alinhada às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).

    RAE é associada da ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos

    RAE adota a Licença de Atribuição BY do Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) em todos os trabalhos publicados, exceto, quando houver indicação específica de detentores de direitos autorais.

  • Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

    A Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo é uma iniciativa do Núcleo de Turismo, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), criada com o propósito de servir ao debate de temas relacionados à gestão pública e privada do turismo, orientados para o equilíbrio entre as abordagens teórica e prática.

    A Revista, editada semestralmente a partir de 2013, está dividida em três seções: artigos, estudos de caso e ensaios teóricos; resenhas de livros e entrevistas. Seu público-alvo é constituído por professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e pessoas interessadas na literatura do turismo. A missão da revista é estimular a produção e disseminação de conhecimentos sobre turismo que possam contribuir para atividades acadêmicas e ações em organizações públicas e privadas.

    Esteve sob a responsabilidade da Fundação Getulio Vargas até o Vol. IX, No. 1 de 2015.

  • Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração

    GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, editada desde 2011 pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), é um periódico brasileiro pioneiro, o primeiro do Brasil especializado na publicação de casos de ensino.

    A missão da GVcasos é fomentar a produção e o uso de casos no ensino da Administração no Brasil, contribuindo para a democratização desse importante método de ensino-aprendizagem. A revista se apresenta como uma oportunidade de publicação qualificada para professores, pesquisadores e demais autores de casos, e ao mesmo tempo um repositório gratuito de casos de qualidade, disponíveis para uso por docentes de Administração em todo o País, especialmente aqueles sem acesso a bancos de casos pagos. A revista também contribui para a produção e circulação de casos nacionais de qualidade, focados na realidade de negócios brasileira.

    Tal missão está sintonizada aos objetivos da Fundação Getulio Vargas, criada em 1944 para preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País.

    O público público-alvo da revista é formado por professores e alunos de cursos de Administração de Empresas, Administração Pública e áreas correlatas, seja em nível de graduação, pós-graduação, especialização ou educação continuada.

    Os trabalhos publicados passam pelo crivo da avaliação duplo-cega e pelo processo editorial da RAE Publicações.

    O conteúdo da GVcasos é composto de duas seções:

    • Conteúdo acessível de forma ampla, aberta e sem restriçoes: casos de ensino nas diversas áreas da Administração, disponíveis para o público em geral.
    • Conteúdo exclusivo para professores: formado pelas notas de ensino dos casos publicados na parte aberta. O acesso a esta parte é gratuito, mas controlado pela FGV EAESP.

    GVcasos conta hoje com 1300 professores assinantes com acesso às notas. Este número vem crescendo à ordem de 200 por ano. Isto significa que, a cada ano, duzentos novos professores, espalhados pelas mais diversas escolas de Administração no Brasil, passam a usar em suas aulas o material didático disponibilizado pela revista. Multiplique-se esse número de professores pelo de alunos atingido por cada um a cada ano, nos diferentes níveis de ensino, e ter-se-á uma aproximação do impacto da GVcasos.

    A periodicidade da GVcasos é semestral. Inicialmente publicada nos meses de abril e outubro, em 2020 passou a ser atualizada em sistema de fluxo contínuo, a fim de ganhar agilidade, diminuindo o tempo entre a submissão e a publicação.

  • Revista Brasileira de Economia

    Editor-chefe: Prof. Ricardo Cavalcanti
    Sala 1126
    Assistente - Vitor Souza
    Tel. +55 (21) 3799-5400

     

    A Revista Brasileira de Economia (RBE) é a mais antiga publicação de Economia do Brasil e a segunda mais antiga da América Latina. A RBE é uma revista generalista, dentro do universo de publicações acadêmicas de Economia. A revista publica artigos sobre as diversas áreas da ciência econômica, e qualquer tema e metodologia podem ser encontrados nas suas páginas, desde que estejam na fronteira do seu ramo de conhecimento, e se pautem pelo rigor e sofisticação que vêm desde o primeiro número. Observamos as seguintes estatísticas com respeito ao número de dias, em média, decorridos entre datas de submissão e aceitação final. Nos últimos quatro números: 195; nos últimos 12 números: 322.

  • Revista Brasileira de Finanças

     

    A Revista Brasileira de Finanças é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Finanças e visa o progresso e a disseminação do conhecimento sobre finanças no Brasil por meio da publicação de artigos técnicos em todos os campos da pesquisa em finanças e economia financeira. A Revista é indexada no EconLit/JEL, RedALyC, Portal Spell, Gale, Google Scholar, ProQuest e Fonte Academica, um recurso oferecido pela EBSCO Publishing . A revista consta dos diretórios do DOAJ, Periódicos Capes, OpenJGate, Latindex e Cabell's. A revista está classificada como A4 (ADM) e A4 (ECON).

  • Revista Brasileira de Transportes

    A Revista Brasileira de Transportes - RBT (ISSN 2764-3050) é uma publicação para difusão científica, vinculada ao FGV Transportes, centro de estudos e pesquisas em transportes, logística e mobilidade urbana da FGV.

    A RBT está sustentada na exposição de artigos científicos, em formato eletrônico, com periodicidade semestral, em consonância com o objetivo principal do FGV Transportes de atuar como protagonista no pensamento estratégico nos setores de transportes, logística e mobilidade urbana, de forma a contribuir com o desenvolvimento nacional, auxiliar empresas públicas e privadas em suas tomadas de decisão e subsidiar os governantes na formulação de políticas públicas e planos de ação.

    Dessa forma, o FGV Transportes, por intermédio da RBT, reforça o seu posicionamento nas áreas empresarial, pública, privada, e acadêmica, e pretende contribuir para a discussão crítica e o avanço dos temas técnico-científicos, permitindo a elevação dos padrões acadêmicos de valor prático.

  • Revista Conjuntura Econômica

    Lançada em novembro de 1947, a Revista Conjuntura Econômica já está há mais de meio século no mercado editorial. Acompanhando as mudanças e principais transformações que ocorreram no Brasil nesse longo período, a publicação é editada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV), e se consolidou como a mais tradicional revista de economia do país.

    A Conjuntura Econômica leva ao leitor artigos e reportagens sobre macroeconomia, finanças, management e seguros, além de uma abrangente seção de estatísticas e índices de preços.

    Atenção: As duas edições mais atuais desta publicação são exclusivas para assinantes. Se você for um assinante, Clique aqui.

     
  • Revista de Administração Pública

    A Revista de Administração Pública (RAP) é publicada desde 1967, sem nenhuma interrupção, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE). Trata-se da revista acadêmica trilíngue (português, inglês e espanhol) líder em Administração e Políticas Públicas no Brasil. Nos últimos anos vem atraindo relevantes contribuições de pesquisa de outras regiões do mundo, especialmente de países ibero-americanos.

    A RAP tem como missão principal publicar estudos de alta qualidade acadêmica na área de Administração e Políticas Públicas, explorando suas interfaces com Teorias Organizacionais, Ciência Política, Economia, Estudos Urbanos ou Relações Internacionais. Seu principal lócus empírico é o contexto brasileiro e, mais amplamente, ibero-americano, mas trabalhos de outros contextos também são bem-vindos. A RAP conta com ampla audiência de leitores acadêmicos e práticos e privilegia artigos que aproximem a teoria da prática.

    Buscando sua crescente internacionalização, a RAP conta com uma seleta equipe editorial internacional e nacional, reconhecida por sua relevância na área de Administração e Políticas Públicas.

    Título Anterior: Boletim do Centro de Pesquisas Administrativas da EBAP.

    Fluxograma

    Estatísticas

    Periodicidade

    Copyright | SEER/OJS

    Ficha catalográfica

    Indexações e Classificações

    A publicação recebe financiamento das seguintes instituições:

    • Fundação Getulio Vargas (FGV)
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
    • Coordenação de Aperfeiçoamento do Nível Superior (Capes)       
  • Revista Debates GVsaúde

    A publicação do Debates GVsaúde busca trazer, anualmente, a transcrição de quatro eventos realizados pelo Centro de Estudos para debater a cada edição um tema de interesse para os gestores da Saúde.

    Os debatedores, em geral, são pesquisadores ou executivos conhecidos no setor, com experiência e envolvimento no temário proposto. O que se apresenta aqui não são textos acabados. Pelo contrário, são transcrições das falas dos convidados durante o evento, corrigidas por eles, num momento posterior e, então, editadas. Ou seja, não se trata de artigos preparados enquanto tal.

    Como tudo, este formato tem vantagens e desvantagens. A vantagem é a linguagem coloquial, que torna o material fácil de ler e de apreender o conteúdo da discussão. A desvantagem é que não se trata de uma publicação acadêmica ortodoxa.

  • Revista de Ciência Política

    A Revista de Ciência Política, criada em 1967, é uma publicação do Instituto de Direito Público e Ciência Política, da Fundação Getúlio Vargas. Traz assuntos políticos, jurídicos e sociais, conciliando o estudo dos problemas políticos e da ciência política. Estuda e analisa as instituições do Estado e a maneira como se comportam. A publicação da revista foi encerrada em 1990.

    Títuto Anterior: Revista de Direito Público e Ciência Política

  • Revista de Direito Administrativo

    A Revista de Direito Administrativo (RDA) é produzida pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio). A edição e a distribuição são realizadas em parceria com a Editora FGV e a Editora Fórum. O periódico está vinculado ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Regulação da FGV Direito Rio - PPGD. Assim, além de manter a sua linha editorial tradicional, voltada à divulgação de ideias nas áreas de direito público e teoria do direito, também essenciais para uma compreensão ampla do fenômeno regulatório, a Revista traz artigos relacionados especificamente às linhas de pesquisa do próprio Programa: Governança regulatória, Instituições e Justiça e Economia, Intervenção e Estratégias Regulatórias.

    Como Revista do PPGD, a RDA pretende, fundamentalmente, incentivar a produção e divulgar estudos destinados à compreensão adequada dos diferentes aspectos por trás do exercício de atividades regulatórias e propor soluções para lidar com os problemas gerais e setoriais da regulação. Nesse contexto, a agenda de publicações da RDA não se resume à divulgação de trabalhos relacionados ao funcionamento de setores regulados, e ao papel do Estado na implementação de mecanismos de incentivo para orientar o comportamento de agentes econômicos, de modo a possibilitar o alcance de resultados desejáveis e a impedir a ocorrência de resultados indesejáveis.

    A riqueza da agenda regulatória também requer o enfrentamento de temas e problemas diversos, que igualmente inspiram a linha editorial da Revista, como, por exemplo, os que dizem respeito (i) ao papel do Estado na economia, (ii) aos programas e limites constitucionais que afetam e deveriam influenciar o desempenho das atividades estatais, (iii) à tomada de decisão regulatória e à interpretação de normas, (iv) ao controle da atividade regulatória, (v) aos arranjos institucionais atuais e às alternativas de modelo regulatório, (vi) à compreensão das diversas formas de diálogo entre o direito e a economia, (vii) às relações entre incentivos regulatórios e o desempenho de atividades empresariais, (viii) às diversas formas de interação entre órgãos reguladores e outros poderes, (ix) à estrutura das normas que concretizam opções regulatórias, (x) à dimensão política da regulação e à legitimidade democrática da ação regulatória, (xi) aos aspectos epistêmicos subjacentes às escolhas regulatórias e ao desenvolvimento de teorias sobre a intensidade de controle dessas escolhas, (xii) às estruturas de governança que favorecem a responsividade de agentes reguladores e regulados e (xiii) aos aspectos penais e tributários da regulação.

    A RDA é editada de forma contínua, desde 1945. Atualmente, a periodicidade é quadrimestral e a publicação ainda traz decisões das diversas instituições jurídicas brasileiras, contando com contribuições notáveis, no cenário nacional e internacional. Abaixo são elencadas as seis diretrizes principais que pautam a RDA:

    • O pluralismo de ideias, experiências, doutrinas, opiniões, teorias, jurisprudências e argumentações;
    • O estímulo à inovação, a originalidade do pensamento jurídico, sobretudo aquele que se fundamenta na realidade do direito brasileiro;
    • Uma realidade cada dia mais evidente: o crescente envolvimento entre o direito, a economia, a cultura e a política;
    • Abertura da RDA aos novos campos do saber jurídico, que já se delineiam como indispensáveis ao profissional de direito e favoritos na reflexão acadêmica neste começo de século XXI;
    • O compromisso da RDA com o fortalecimento da democracia, isto é, com a consolidação do Estado Democrático; e
    • O compromisso com o Estado de Direito.

    Missão: Conduzir as principais e atuais discussões sobre os diversos aspectos subjacentes ao fenômeno regulatório e, em uma perspectiva mais ampla, sobre o direito público e teoria do direito no Brasil, de maneira interdisciplinar, empírica e com alto padrão de qualidade.

    ISSN: 0034-8007 | EISSN: 2238-5177

  • Revista de Direito Público e Ciência Política

    A Revista de Direito Público e Ciência Política, criada em 1958, é uma publicação do Instituto de Direito Público e Ciência Política, da Fundação Getúlio Vargas. Traz assuntos políticos, jurídicos e sociais, conciliando o estudo dos problemas políticos e da ciência política, com problemas de técnica constitucional e normativos, com um programa doutrinário, informativo e crítico. A partir de 1967, continua como Revista de Ciência Política.

    Título Posterior: Revista de Ciência Política

  • Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa

    Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP) é uma publicação editada, desde 2019, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE), Rio de Janeiro, Brasil.

    Tem periodicidade quadrimestral e assegura uma abordagem científica e de divulgação das diferentes áreas da Gestão: Estratégia, Marketing, Recursos Humanos, Turismo, Logística, Finanças, Contabilidade, Sistemas de Informação, entre outras.

    Contando com a participação de reputados autores originários dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e estrangeiros. O crescente número de colaboradores tem contribuído para que a revista se torne cada vez mais uma referência no mundo da língua portuguesa, e um espaço aberto às diferentes universidades e empresas propiciando oportunidade de publicar as suas investigações ou refletir as suas práticas. O periódico aceita contribuições nos idiomas português, inglês e espanhol.

    Anteriormente, a revista era denominada Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (RPBG), desde 2002, com base na parceria entre o INDEG-ISCTE e a FGV EBAPE, que, por sua vez, sucedeu à Revista Portuguesa de Gestão (RPG) lançada em 1985 pelo ISCTE.

  • Revista Direito GV

    A Revista Direito GV é uma publicação acadêmica da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) em formato on-line, de acesso aberto (ISSN online version 2317-6172) e que adota a modalidade de publicação contínua de artigos  (rolling publication) com periodicidade anual.

    A mantenedora da Revista Direito GV é a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP). A revista é financiada com recursos dessa mesma instituição, com o intuito de disponibilizar livre e gratuitamente todo seu conteúdo acadêmico-científico.

     

    Foco e escopo

    Revista Direito GV publica artigos de direito ou de abordagem interdisciplinar, que resultem de pesquisas empíricas e teóricas em diálogo com os campos de pesquisa em direito e desenvolvimento, direito e sociedade e direito e economia. Sua missão é difundir resultados de pesquisas que adotem uma perspectiva de reflexão sobre o direito “em contexto” e um conceito de desenvolvimento que vai além da ideia de crescimento econômico, incorporando a promoção de liberdades e direitos fundamentais, a consolidação da democracia, a superação do passado colonial e das desigualdades, e o combate às variadas formas de opressão, tais como de raça, gênero e orientação sexual. Os artigos podem abordar o direito tanto a partir da descrição, observação, análise, diagnóstico, crítica e propositura de soluções para o funcionamento das instituições jurídicas quanto por meio de reflexões dogmáticas abertas ao contexto social e atentas às disputas sociopolíticas e econômicas que se dão por meio da gramática do direito.

    Os artigos devem ser inéditos (nacional ou internacionalmente) e originais. Por inéditos entendemos os artigos não publicados em nenhum outro meio impresso ou digital em português ou em idioma estrangeiro. Por originais entendemos os textos que inovam dentro do campo de pesquisa em que se inserem. A critério do Corpo Editorial, a revista poderá publicar artigos não inéditos de excepcional valor acadêmico.

    Dentro de seu escopo temático, a revista também publica resenhas inéditas de livros publicados nos últimos dois anos e traduções de textos de autores estrangeiros cuja difusão seja fundamental para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica brasileira.

    Os artigos e as resenhas podem ser submetidos em português, em inglês e em espanhol. Com vistas à facilitação da difusão internacional dos trabalhos, incentiva-se a submissão de artigos em inglês, independentemente da nacionalidade dos autores. As traduções serão publicadas apenas em português.

    Os manuscritos submetidos não podem estar sob avaliação em outro periódico.

     

    Submissão

    A Revista Direito GV recebe artigos, resenhas e traduções em fluxo contínuo.

    Não são cobradas quaisquer taxas de submissão, avaliação ou publicação.

    Todas as submissões devem ser feitas por meio do sistema on-line ScholarOne Manuscripts, disponível em: https://mc04.manuscriptcentral.com/rdgv-scielo.

    Não serão aceitas submissões por e-mail ou quaisquer outros meios.

    Em caso de dúvidas sobre a submissão on-line, fale conosco pelo e-mail revistadireitogv@fgv.br.

     

    Revista Direito GV no SciELO e no site institucional da FGV DIREITO SP

    Os textos publicados na Revista Direito GV também estão disponíveis no SciELO e no site institucional da FGV DIREITO SP.

  • Revista Discente DIREITO GV - redGV

    A Revista Discente DIREITO GV é uma revista acadêmico-jurídica, organizada de forma independente pelo corpo discente da DIREITO GV, que objetiva incentivar a produção acadêmica de boa qualidade por parte de jovens estudantes e praticantes do Direito, o que abrange desde alunos de graduação até mestrandos, doutorandos e advogados em início de carreira, que se empenhem na produção acadêmica com rigor técnico-científico.

    Pretende-se publicar, semestralmente, artigos científicos relativos aos mais variados ramos do Direito, valorizando a inovação, a interdisciplinaridade e a consistência em seus conteúdos. O acesso à Revista Discente DIREITO GV pauta-se exclusivamente pelo critério da qualidade. Embora no número 1, lançado em dezembro de 2011 nas versões física e eletrônica, todos os artigos sejam de autoria de alunos da DIREITO GV, a partir da segunda edição a Revista está aberta a colaboradores oriundos das mais diversas instituições de ensino do Brasil.

    Esta publicação encontra-se atualmente suspensa

  • Revista do Programa de Direito da União Europeia

    A Revista do Programa de Direito da União Europeia constitui uma publicação semestral dos trabalhos de conclusão de curso selecionados por sua excelência entre os apresentados pelos alunos que cursaram o Módulo Europeu do Programa Jean Monnet de Direito da União Europeia da FGV Direito Rio.

    Todos os tópicos abordados demonstram que a Revista do Programa de Direito da União Europeia vem contribuir para o estudo do Direito da União Europeia no Brasil, favorecendo a difusão e pesquisa de temas relevantes e atuais cuja importância afigura-se crescente.

  • Revista Estudos Históricos

    Estudos Históricos é uma revista quadrimestral que, a cada número, trata de uma temática específica e tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, com perspectiva histórica e perfil interdisciplinar, de pesquisadores da comunidade acadêmica nacional e internacional das áreas de História, Ciências Sociais e outros campos afins. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) do CPDOC/FGV, a revista é classificada como A1 no Qualis Capes na área de história e interdisciplinar.

    O próximo tema já está programado: "Fome e alimentação na história"

    Como submeter?

    ISSN (versão online): 2178-1494

  • FGV RIC Revista de Iniciação Científica

    A FGV RIC Revista de Iniciação Científica é uma publicação anual dos relatórios elaborados por alunos bolsistas de iniciação científica, e apresentados no “Seminário de Iniciação Científica – Dia da Pesquisa”, organizado pelo departamento FGV EAESP Pesquisa e Publicações.

    O Programa de Iniciação à Pesquisa (PIP) destina-se aos alunos de graduação da FGV interessados em seguir carreira acadêmica ou em incorporar conhecimentos mais profundos sobre investigação científica às suas futuras atividades profissionais.

  • Revista FGV Online

    Revista FGV Online é uma publicação eletrônica semestral, criada sob a tutela do Programa FGV Online, parte integrante do Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE -, responsável por cursos desenvolvidos em parceria com as Escolas da Fundação Getulio Vargas.

    Trata-se de uma publicação voltada para temas relacionados à educação em geral e, mais especificamente, à educação a distância.

    Com a missão de divulgar o conhecimento que vem sendo gerado no ambiente global da educação a distância, a Revista FGV Online abre espaço para publicação de trabalhos acadêmico-científicos a autores e especialistas na área.

    Esta publicação foi descontinuada em março de 2015.

  • Revista Ibero-Americana de Estudos Legislativos

     A Revista Ibero-americana de Estudos Legislativos – RIEL – nasceu com o propósito de servir como um veículo de diálogo acadêmico para os pesquisadores voltados para o estudo do legislativo na América Latina. Ao dar ênfase à perspectiva de colaboração com redes de pesquisadores, desde a fundação da revista foi estabelecido um rodízio de instituições que trabalhariam na sua publicação e edição. Nesse regime de parceria, publicamos quatro números entre os anos de 2010 e 2015.

    Coube à Fundação Getúlio Vargas (FGV) a publicação das edições dos anos de 2012, 2014 e 2015.

    A partir do ano de 2018 a RIEL será hospedada no Instituto de Estudos Sociais e Políticos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

    Para mais informações leia a Carta ao Leitor.

    Para submissão de artigos e acesso aos novos números da revista, acessehttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riel/

  • Revista Jurídica Profissional

    A Revista Jurídica Profissional foi idealizada pelo Mestrado Profissional da FGV Direito SP, que será responsável por sua curadoria. Trata-se de um veículo para disseminação de conhecimento jurídico aplicado, com ênfase em boas práticas e inovação, a partir da abordagem crítica de temas, questões e problemas de interesse dos profissionais do Direito.

    A revista terá formato eletrônico e periodicidade semestral. Serão publicados artigos inéditos com extensão média de 10 laudas.

    Para produção do conteúdo, espera-se contar com a colaboração de profissionais e acadêmicos de destaque em suas áreas de atuação. A participação poderá ser mediante convite ou submissão de artigos ao conselho editorial, que fará a seleção conforme a qualidade acadêmica, atualidade, relevância e potencial de impacto.

  • Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão

    Em 2002, a Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (RPBG), sucedeu à Revista Portuguesa de Gestão (RPG), lançada em 1985 pelo ISCTE.

    A Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (RPBG), foi editada pelo Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial (INDEG/ISCTE), em Lisboa, Portugal, em parceria com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE), do Rio de Janeiro, Brasil.

    Foi uma publicação com periodicidade trimestral assegurando uma abordagem científica e de divulgação das diferentes áreas da Gestão: Estratégia, Marketing, Recursos Humanos, Turismo, Logística, Finanças, Contabilidade, Sistemas de Informação, entre outras.

    Título posteriorRevista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa (RGPLP).