Ao tomar contato com este número da GVcasos, o leitor habitual perceberá de imediato uma mudança: o aumento do número de trabalhos publicados. Decidimos incluir nesta edição um total de oito casos e suas respectivas notas de ensino, contra os habituais cinco ou seis que vínhamos publicando nas anteriores. A mudança é resultado de um consistente aumento no número de submissões recebidas, o que certamente é algo a ser comemorado neste final de 2013. Além dos oito trabalhos aqui publicados, temos ainda outros 18 que se encontram em processo de avaliação, o que nos indica que em 2014 conseguiremos manter o novo patamar, ou quem sabe até superá-lo.

Outra novidade é um crescimento na proporção de casos na área de gestão pública e social. Nada menos do que três dos oito casos publicados nesta edição abordam essa temática, sem prejuízo para a diversidade já tradicional na GVcasos. Além da gestão pública e social, a presente edição também traz casos nas áreas de Estratégia, Administração de Varejo, Marketing de Serviços, Finanças e Controladoria.

Desejamos a todos um uso proveitoso deste material, e lembramos que a submissão de novos casos, para publicação nos próximos números, se encontra permanentemente aberta.

Eduardo Diniz, editor chefe
Fernando Nogueira, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

 

Publicado: 2013-07-01

Tamboatá: expandindo a festa

Pedro Ivo Rogedo Costa Dias

c6

Livraria Nobel: os dilemas do crescimento

Angela da Rocha, Renato Cotta de Mello, Gilberto Figueira da Silva

c7

Emoções de uma mãe de primeira viagem

Juliana Raquel de Souza Luchesi, Rosimeri Machado, Deonir De Toni

c8

Uma tal de NI047

Sergio Ricardo C. de Abreu, Maria Valeria Pereira de Araujo, Afranio Galdino de Araújo

c9

Bovespa: viabilizando a primeira IPO de bolsa no Brasil

Ricardo Humberto Rocha, Lucas Guimarães Oliveira

c10

E agora, José? Alternativas para o desenvolvimento econômico de um pequeno município

Eduardo de Lima Caldas, Martin Jayo, Helena Fernandes Dolfato

c11