Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

O caso de ensino a ser submetido para a GVcasos deve constar de duas partes, a saber:

1 – CASO:

Esta parte deve conter um mínimo de 3 (três) e um máximo de 20 (vinte) páginas, incluindo eventuais tabelas e/ou figuras e apoio. Deve conter uma exposição, com texto claro e fluente, que descreva um contexto de tomada de decisão e um problema decisório real. O caso deve ser documentado com dados e datas reais.

Estrutura sugerida para o corpo do caso
:
(a) Descrição inicial do contexto e do problema (apresentação dos personagens envolvidos, contexto de tomada de decisão etc);
(b) Background da empresa objeto do caso (histórico, setor de atividade, principais produtos/mercados, indicadores financeiros etc);
(c) Descrição detalhada do contexto e do problema. Nesta parte, deverão ser sinalizadas potenciais alternativas de decisão, sem a necessidade de esgotar alternativas possíveis, que poderão ser geradas pelos alunos na atividade de discussão do caso.
(d) Fechamento do caso, estimulando o leitor a pensar sobre o futuro da empresa considerando o descrito e os cenários derivados da situação de decisão que se apresenta. É importante enunciar ao final do texto um conjunto de questões para discussão. Tais questões servem como um guia para os alunos melhor estruturarem o problema, e auxiliam o professor na aplicação do caso de ensino em sala de aula.

2 – NOTAS DE ENSINO:

Todos os casos de ensino submetidos à GVcasos deverão ser acompanhados das respectivas notas de ensino, que atenderão aos seguintes requisitos:
(a) As notas de ensino deverão conter exposição teórica do assunto relativo ao caso de ensino, entendendo-se por exposição teórica a exploração do arcabouço conceitual necessário à exploração ou discussão do caso. Naturalmente, o volume de conceitos tratado na exposição teórica variará conforme o caso de ensino e sua área de escopo.
(b) As notas de ensino também deverão contemplar aspectos pedagógicos relativos à aplicação do caso de ensino em sala de aula. Os aspectos pedagógicos podem conter sugestões de dinâmicas de discussão do caso de ensino; a relação entre a dinâmica sugerida e os objetivos do caso; comportamentos esperados por parte dos alunos a partir da discussão; sugestões de utilização do espaço da lousa por parte do professor; etc. Em suma, as notas de ensino devem conter sugestões de uso do caso em sala de aula e colaborar para a obtenção de resultados didáticos.
(c) Análise das possíveis alternativas de decisões/soluções da situação organizacional enfocada no texto do caso, de forma a apoiar o trabalho do professor que aplicará o caso e colaborar com a obtenção de resultados relevantes na utilização do caso de ensino como instrumento didático.
(d) Registro de referências bibliográficas pertinentes aos conceitos abordados na exposição teórica. Citações e referências devem aparecer apenas nas notas de ensino, nunca no corpo do caso.

FORMATAÇÃO DE CASOS E NOTAS DE ENSINO

Ambas as partes que compõem o caso submetido – corpo do texto e notas de ensino – devem constar no mesmo arquivo (extensão “.doc” ou ”.docx”).

Formatação geral
- Língua de publicação: Português e inglês.
- Autoria: Para preservar o anonimato, a identificação de autoria fica restrita ao formulário de cadastro no sistema de submissão de artigos. Não deve haver identificação do(s) autor(es) ao longo do artigo e nas “propriedades” do Word.
- Extensão: Máximo de 10.000 palavras, incluindo eventuais tabelas e/ou figuras, anexos/apêndices e as notas de ensino.
- Editor de texto: Word do Office 2003 ou posterior.
- Papel: A4 (29,7 x 21 cm).
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
- Alinhamento: Justificado.
- Espaçamento entre linhas: 1,5.
- Parágrafos: Primeiro parágrafo de cada seção sem recuo, os demais recuos de 1,25 cm.
- Margens: superior 3cm, inferior 2cm, direita 2cm, esquerda 3cm.
- Tabelas e figuras: Devem ser numeradas sequencialmente e inseridas no fim do documento.
- Notas de rodapé ou de final de texto: evitar o uso de ambas.
Título, resumo e palavras-chave
- Título, resumo e palavras-chave devem ser submetidos em português e inglês.
- Título: Caixa alta + negrito. Máximo de 80 caracteres com espaço.
- Título (segunda língua): Caixa alta/baixa + negrito. Máximo de 80 caracteres com espaço.
- Resumo: Máximo de 100 palavras, em português e inglês, em parágrafo único.
- Palavras-chave: Cinco palavras-chave, separadas por vírgula, em português e inglês.
Referências

A GVcasos adota as normas da American Psychological Association (APA) para formatação de citações e referências. Para consultar as normas clique aqui.

Declaração de Direito Autoral

A FGV-EAESP/RAE detém os direitos patrimoniais dos artigos que publica, inclusive os de tradução e adota a Licença de Atribuição (BY) do Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0) em todos os trabalhos publicados, exceto quando houver indicação específica de outros detentores de direitos autorais. Em caso de dúvidas, solicitamos consultar a Redação (gvcasos.redacao@fgv.br).