Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Getulio

Esta revista surge na esteira de um projeto maior, dentro da Fundação Getulio Vargas, resultado de muitas reflexões. A fundação nasceu com a preocupação de formar quadros, produzir conhecimento, para auxiliar o desenvolvimento do país. Dessa preocupação surgem alguns dos valores que norteiam a Fundação Getulio Vargas: produzir conhecimento, impulsionar uma ciência que se ja nacional, que leve em conta as idiossincrasias do ser brasileiro. Formar pessoas, investir em recursos humanos e, assim, contribuir com o desenvolvimento nacional, seja na esfera estatal, formando e habilitando gestores mais eficientes da "coisa pública", se ja no setor privado, capacitando homens de negócios que irão gerar mais riquezas e novas oportunidades de empreendimento, conduzindo-se por padrões éticos mais acertados, contribuindo para um projeto de Brasil.

A revista Getulio surge nesse marco maior e com algumas propostas concretas. Como a de sensibilizar o empresariado, tomador de decisão, e os gestores públicos, de que existe uma reflexão jurídica, uma preocupação em torno do Direito, que pode contribuir para a melhoria da eficiência de sua atividade e para a agilização dos processos que levarão ao desenvolvimento.

Este periódico que você começa a ler agora buscará mostrar ao gestor e ao advogado que o Direito existe enquanto uma dinâmica que se relaciona com o mundo à sua volta, com as atividades de hoje que implicam crescimento em longo prazo. O advogado tem de estar atento às questões jurídicas, às discussões que determinarão seus resultados e sua atuação a longo prazo, temas como a reforma na lei de falência s, a reforma processual, fiscal, legislativa. Pois o Direito permeia todas essas questões e não se pode pensar hoje um profissional que não tenha consciência desse repertório e não se alimente dele.

A proposta desta revista Getulio é mostrar para o mundo jurídico a importância desse papel que o advogado tem a ocupar, e a importância de não estar apenas focado na operação, no microcosmo - mas de estar atento ao todo, aos grandes movimentos à nossa volta. A missão desta nova publicação do GVlaw é ser um gerador de idéias inovadoras. E o núcleo dessa aposta está em completa sintonia com um dos princípios norteadores da Fundação Getulio Vargas, que é contribuir efetivamente para o desenvolvimento do país. A função do projeto GVlaw é formar profissionais com uma visão mais ampla do Direito, preocupados com valores essenciais para a nossa arrancada para um país melhor. E a revista Getulio chega para dar voz a essa proposta, para fomentar esse debate, para estimular as discussões de novas idéias.


Imagem para capa da revista