v. 1 n. 1 Especial (2015): Tecnologia no ensino

					Visualizar v. 1 n. 1 Especial (2015): Tecnologia no ensino

Editorial

 

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” 

Com essa reflexão iniciamos um debate sobre as modificações com as quais nos deparamos no ambiente de sala de aula. Hoje, o principal desafio imposto no processo de ensino-aprendizagem é a utilização de tecnologia para auxiliar a implementação do ensino participativo. Não se trata de trazer uma nova roupa para o rei, mas de incorporar os ritmos e as possibilidades de interação que essas ferramentas propiciam.

É inegável que a sala de aula se amplia com a adoção de recursos tecnológicos. Porém, esse alargamento não basta. É essencial combiná-lo a um novo paradigma – o aluno como protagonista. Essa perspectiva deve desdobrar-se em uma reformulação do papel de cada um dos atores do ambiente escolar. Cabe ao professor perguntar-se: “Quem é meu aluno?”, “Onde estou?”, “Qual o objetivo do meu curso?”. Cabe ao aluno indagar-se: “Qual o meu propósito?”, “Qual o meu papel na minha formação?”. Essas são algumas das questões-chave que guiaram a elaboração desta edição especial da Ei! Ensino Inovativo, baseada em um trabalho de pesquisa desenvolvido em parceria entre a FGV/EAESP e a FGV/Direito SP. Pelo lado da Escola de Direito, participaram desse esforço os professores Ana Elvira Gebara, José Garcez Ghirardi e Marina Feferbaum, além dos pesquisadores Franco Matteelli, Luiza Andrade Correa, Ramon Alberto dos Santos, Maria Claudia Girotto do Couto e Luciana Gonçalves. Pelo lado da EAESP, o projeto contou com os professores Alexandre Pignanelli, Marcus Vinícius Gomes e Francisco Aranha.

Esta edição mostra como o bom uso dos novos recursos tecnológicos pode favorecer o aprendizado, explora os benefícios de metodologias inovadoras e identifica diversas ferramentas tecnológicas úteis para o ensino, apresentando reflexões sobre suas vantagens e desafios em diferentes contextos. Além disso, há sugestões de situações pedagógicas em que as tecnologias podem ser utilizadas, oferecendo possibilidades e insumos para alimentar a criatividade do professor.

A análise dos desafios e potenciais usos das novas tecnologias partem da perspectiva do ensino das Ciências Sociais Aplicadas, especialmente Administração, Direito e Economia. Todavia, essas estratégias e ferramentas também podem ser úteis, com adaptações, em outras áreas.

A presente edição especial é, assim, um convite para redesenhar as formas de significar a sala de aula e suas funções no processo de formação do aluno, a partir da familiarização com novas práticas.

Desejamos uma boa e proveitosa leitura.

 

Francisco Aranha

Coordenador do FGV/EAESP-CEDEA e editor chefe


Marina Feferbaum

Coordenadora de Metodologia de Ensino da FGV/Direito SP e editora convidada

Publicado: 2015-11-16

Edição completa

Artigos

Estratégias de ensino

Ferramentas tecnológicas

Prêmio Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem