Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Avaliador


Relevância do trabalho de avaliação

Os avaliadores têm papel de extrema relevância no processo de certificação científica dos artigos submetidos aos CGPC.

Um parecer desenvolvido com vistas a uma contribuição relevante, pertinente e responsável é a principal força para o desenvolvimento de qualquer trabalho científico, resultando num impacto essencial para evolução da qualidade da pesquisa.

Conteúdo de Pareceres
 
Pareceres responsáveis e contributivos valorizam os pontos fortes dos trabalhos e indicam, com clareza, as possibilidades de melhoria e desenvolvimento para uma publicação de impacto.

Observações efetivas são afirmativas, muitas vezes incluindo transcrições de trechos dos trabalhos, com comentários e apontamentos de páginas e parágrafos com as respectivas necessidades e formas de aprimoramento.

A indicação de bibliografias úteis é de grande valia ao processo de aperfeiçoamento teórico e empírico dos artigos. Assim, a recomendação de referências específicas, com informações completas, é muito bem-vinda.

Rejeição de artigos

Uma vez feito com responsabilidade e atenção, um parecer pode indicar a rejeição de um artigo. O prolongamento do processo de avaliação de trabalhos sem chances de publicação é desgastante e sem benefícios para autores, avaliadores e editores.

Entretanto, a política editorial aconselha fortemente os avaliadores que atentem para necessidade de manter o tom de cortesia que deve se estabelecer, inclusive no caso de rejeição.  Deve-se sempre encorajar o autor a se desenvolver como pesquisador e autor.

Os avaliadores devem ter pleno conhecimento e garantir conduta alinhada ao Código de Ética RAE-publicações*.


*RAE-publicações é uma área da Fundação Getulio Vargas (FGV), vinculada à Escola de Administração de Empresas de São Paulo, que publica a RAE-Revista de Administração de Empresas, a GV-executivo, a GVcasos, o Cadernos Gestão Pública e Cidadania e o JOSCM-Journal of Operations and Supply Chain Management.