Gestão de pessoas por competências e escolha de gestores para cargos de confiança: um estudo no Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Conteúdo do artigo principal

ANA KAROLINA PEREIRA GOMES
Milka Alves Correia Barbosa
Fernanda Roda Cassundé

Resumo

Este estudo buscou compreender como o atual modelo de gestão de pessoas contribui para a escolha de servidores para ocuparem cargos de confiança no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Para tanto, foram abordados no referencial teórico os temas: gestão de pessoas no serviço público, cargos de confiança e competências. Trata-se de um estudo qualitativo básico, com dados coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas com gestores da alta administração do IF Sertão-PE. Os dados revelaram que, embora o IF Sertão-PE dê prioridade à ocupação de cargos por indivíduos do seu quadro funcional e estimule a educação formal dos servidores, o processo de escolha para cargos de confiança ainda é influenciado por aspectos subjetivos, desvinculados da gestão por competências. Ademais, predomina na instituição o modelo tradicional de gestão de pessoas, reativo e limitado ao atendimento de demandas específicas, contribuindo limitadamente para a escolha de gestores. Sem o propósito de esgotar as discussões sobre as temáticas, este trabalho corrobora a importância de otimizar as práticas de gestão de pessoas no setor público, bem como evidencia a relevância dos gerentes públicos enquanto agentes de transformação e de promoção da eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA GOMES, A. K.; BARBOSA, M. A. C.; CASSUNDÉ, F. R. Gestão de pessoas por competências e escolha de gestores para cargos de confiança: um estudo no Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 26, n. 83, 2021. DOI: 10.12660/cgpc.v26n83.80106. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/80106. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos