Microcrédito produtivo no Brasil: histórico recente e condicionantes de desenvolvimento

Conteúdo do artigo principal

Lauro Gonzalez
Lya Porto
Eduardo Henrique Diniz

Resumo

O artigo tem o objetivo de analisar os direcionadores para a atuação dos diferentes modelos institucionais do microcrédito produtivo no Brasil. Utiliza-se o modelo “multinível” a fim de investigar a relação entre os interesses e processos de negociação entre os grupos envolvidos no microcrédito. O estudo empírico inclui um banco público, uma Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte (Scmepp), e uma Oscip de microcrédito. Os resultados mostram que o foco na gestão da implementação da metodologia do microcrédito produtivo orientado é condicionante para atingir bons resultados. Parcerias com órgãos governamentais, bem como a participação das instituições de microcrédito nos processos de políticas públicas, são um grande desafio e potencial para o aprimoramento do setor de microcrédito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GONZALEZ, L.; PORTO, L.; DINIZ, E. H. Microcrédito produtivo no Brasil: histórico recente e condicionantes de desenvolvimento. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 22, n. 72, 2017. DOI: 10.12660/cgpc.v22n72.62637. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/62637. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lauro Gonzalez, Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)

Professor do Departamento de Finanças da EAESP-FGV e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV

Lya Porto, Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)

Doutoranda em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP

Eduardo Henrique Diniz, Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP)

Professor da FGV-EAESP