Análise das políticas para atração de empresas: o caso de Araxá (MG)

Conteúdo do artigo principal

Giuliano Alves Borges e Silva
Dante Pinheiro Martinelli
Claudia Souza Passador
João Luiz Passador

Resumo

As práticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional endógeno devem conciliar as particularidades regionais e interagir com o sistema local, por isso as políticas públicas para atração de empresas devem ser trabalhadas com muito cuidado pelos governos municipais para evitar o contexto de guerra fiscal e considerar as diversas dimensões de desenvolvimento. O objetivo deste artigo
consiste em analisar as políticas públicas de atração de empresas realizadas na cidade mineira de Araxá entre os anos de 2001 e 2008, observando se sua concepção e formulação atendem às dimensões de desenvolvimento. O estudo de caso foi o método de pesquisa adotado, muito escolhido nas Ciências Sociais quando o pesquisador tem pouca ou nenhuma influência sobre o fenômeno observado. Assim, compreende a formação, os estágios e os processos das políticas. As análises foram baseadas nas dimensões de desenvolvimento
econômico, social, ambiental, político e institucional. Os resultados demonstraram que as políticas para atração de empresas promoveram razoáveis avanços principalmente em resultados sociais e inovações no âmbito político institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, G. A. B. e; MARTINELLI, D. P.; PASSADOR, C. S.; PASSADOR, J. L. Análise das políticas para atração de empresas: o caso de Araxá (MG). Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 20, n. 67, 2015. DOI: 10.12660/cgpc.v20n67.46518. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/46518. Acesso em: 12 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Giuliano Alves Borges e Silva, Centro Universitário do Planalto de Araxá, Centro de Estudos em Gestão e Políticas públicas Contemporâneas, Araxá, MG, Brasil.

Professor do Centro Universitário do Planalto de Araxá, Membro do Centro de Estudos em Gestão e Políticas públicas Contemporâneas, Araxá, MG, Brasil.

Dante Pinheiro Martinelli, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Professor da Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Claudia Souza Passador, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Professora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

João Luiz Passador, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Departamento de Administração, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Professor da Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Departamento de Administração, Ribeirão Preto, SP, Brasil.