Desafios para governos e sociedade no ecossistema brasileiro de dados governamentais abertos (DGA)

Conteúdo do artigo principal

Claudio Sonaglio Albano
Nicolau Reinhard

Resumo

Dados governamentais abertos (DGA) é um recurso que utiliza intensamente ferramentas da tecnologia da informação e comunicação (TIC), por meio do qual os governos buscam maior aproximação com a sociedade. Pelo uso de DGA, diversos benefícios e vantagens são esperados tanto para os governos como para a sociedade e, de forma paralela, são citadas, neste estudo, várias barreiras
e desafios para seu alcance. Reconhecendo a atualidade e a importância do tema 1, este trabalho teve como objetivo identificar, no ecossistema brasileiro DGA, atores, benefícios e vantagens, potenciais barreiras e fatores inibidores, e possíveis fatores facilitadores e motivadores. A partir do resultado das entrevistas, foram elencados desafios e feitas propostas e ações (específicas para cada desafio) para facilitar a conquista do objetivo, com suporte dos fatores motivadores ou facilitadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ALBANO, C. S.; REINHARD, N. Desafios para governos e sociedade no ecossistema brasileiro de dados governamentais abertos (DGA). Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 20, n. 67, 2015. DOI: 10.12660/cgpc.v20n67.41150. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/41150. Acesso em: 13 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Claudio Sonaglio Albano, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil.

Graduado (URCAMP/1986), mestre (UFRGS/2001) e doutor (FEA/USP/2014) em Administração de Empresas. Professor curso de Engenharia de Produção.

 

 

Nicolau Reinhard, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil.

Graduação em Engenharia de Produção, doutorado e livre-docência em Administração, pela Universidade de São Paulo.