Indicadores de desempenho do Programa Minha Casa, Minha Vida: avaliação com base na satisfação dos beneficiários

Conteúdo do artigo principal

Vinicius de Souza Moreira
Suely de Fátima Ramos Silveira

Resumo

O propósito deste artigo é construir indicadores de desempenho a partir da percepção dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, com a utilização de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (PMCMV/FAR), do primeiro conjunto habitacional contratado e entregue no município de Viçosa, localizado na Zona da Mata do estado de Minas Gerais. O processo de avaliação seguiu cinco passos: a) resgate do desenho do Programa; b) elaboração das categorias avaliadas; c) preparação do instrumento de coleta de dados; d) pesquisa de campo; e) construção e análise dos indicadores. Verificou-se que os indicadores fornecem importantes informações sobre a realidade habitacional, o que contribui para que o PMCMV alcance seus objetivos e se aprimore.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MOREIRA, V. de S.; SILVEIRA, S. de F. R. Indicadores de desempenho do Programa Minha Casa, Minha Vida: avaliação com base na satisfação dos beneficiários. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 20, n. 66, 2015. DOI: 10.12660/cgpc.v20n66.41079. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/41079. Acesso em: 14 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vinicius de Souza Moreira, Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa

Possui Mestrado em Administração - Universidade Federal de Viçosa (em curso). Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, habitação de interesse social, avaliação de políticas, agricultura familiar e finanças.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Bolsista de Produtividade do CNPq. Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)(2012-atual).