Quem somos

Missão dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: fomentar a produção e divulgação de conhecimento teórico e prático relevante em Administração, Políticas Públicas, e todas as áreas do conhecimento relacionadas.

Visão dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: ser um periódico com destacada contribuição para o avanço dos estudos envolvendo o setor público brasileiro, proporcionando conteúdo relevante para formação dos atores sociais comprometidos com o desenvolvimento da gestão e de políticas públicas.

Objetivos principais dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: 1) divulgar trabalhos acadêmicos de excelência sobre gestão e políticas públicas; e 2) contribuir para o avanço da teorização sobre o setor público brasileiro, seja como protagonista, seja em ações em parcerias com outros setores.

Público-alvo dos Cadernos Gestão Pública e Cidadania: gestores, professores, pesquisadores e interessados em temáticas relacionadas ao setor público brasileiro e áreas envolvidas.

Princípios

• Fomento da pesquisa com benefícios para a sociedade.
  • Foco em temas de grande relevância para os cidadãos, a sociedade, as instituições públicas.
  • Promoção da conexão entre teoria e prática.
  • Garantia do rigor metodológico.
  • Reconhecimento da pluralidade de abordagens e paradigmas.
  • Reconhecimento das particularidades dos países em desenvolvimento.
  • Reconhecimento e respeito aos autores, revisores e editores associados.
  • Promoção de uma linguagem científica objetiva e direta.

Nossa história

Lançada em 1997 pelo Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG), os Cadernos Gestão Pública e Cidadania têm crescentemente ganhado espaço no meio acadêmico em gestão e políticas públicas e têm buscado diálogos com as mais relevantes redes da área e com os países similares do eixo Sul-Sul.

Destaques da linha do tempo:

• 2011: digitalização de todo o acervo e migração para a publicação exclusivamente on-line em acesso aberto, com todas as despesas subsidiadas pela Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).
  • 2012: profissionalização da gestão editorial, com equipe especializada da FGV EAESP.
  • 2013-2018: aprovação em importantes indexadores mundiais: WoS/ESCI, Latindex, REDIB, EBSCO, ProQuest, Gale Cengage Learning, Cabell’s Publishing, OASISBR, Diadorim, Open Academic Journals Index, AcademicKeys, LAReferencia, LatAmEstudios+, RCAAP.
  • 2017: avanço para Qualis B2
  • 2018: Primeira chamada de trabalhos para edição especial - Finanças Públicas Municipais e Estaduais no Brasil. E primeiro workshop de aperfeiçoamento de artigos / Fórum Finanças Públicas Municipais e Estaduais no Brasil
  • 2020: Início de publicação em fluxo contínuo,  proporcionando mais agilidade na disponibilização dos resultados de pesquisa.
  • 2021: Realização de webinários fortalecendo o debate sobre os temas de edições especiais e outros emergentes na área.
  • 2022:  1) Inauguração de novo projeto gráfico-visual. 2) Lançamento da seção Brasil Contemporâneo. 3) Lançamento da seção Artigo Tecnológico. 4) Indexação no DOAJ-Directory of Open Access Journal.

Nossa mantenedora

Os CGPC são mantidos pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), a primeira escola de administração de empresas criada no Brasil, em 1954, e atualmente a única detentora da tripla acreditação internacional: AACSB, EFMD e AMBA.

A FGV EAESP tem 240 professores e cerca de 4.000 alunos, em programas de graduação, pós-graduação executiva e pós-graduação acadêmica.

A instituição conta com 20 centros de pesquisa aplicada e é reconhecida por seu impacto organizacional e social, tendo recebido em 2021 o certificado do Business School Impact System (BSIS), da EFMD.

Além dos CGPC, a FGV EAESP patrocina mais quatro revistas, todas com acesso aberto:

• RAE Revista de Administração de Empresas, uma revista acadêmica generalista do campo de Administração, que tem como base uma comunidade internacional de pesquisadores, professores e estudantes, interessados em criar conhecimento que contribua para desenvolver soluções para os grandes desafios enfrentados pelas organizações e pela sociedade contemporânea.
  • GV-executivo,uma revista voltada para gestores e professores de administração.
  • GVcasos, uma revista especializada em casos de ensino e textos sobre o ensino e a aprendizagem em administração.
  • RIC – Revista de Iniciação Científica, uma revista específica para a veiculação de trabalhos de jovens cientistas no campo da administração pública e de empresas.

Periodicidade

Os Cadernos Gestão Pública e Cidadania são publicados exclusivamente on-line, com acesso aberto sem restrições. Adotam a modalidade de publicação em fluxo contínuo, com um único volume anual.

Os autores não pagam taxa de publicação de artigo (APC-Article Processing Charge) e nenhuma outra taxa para publicar nos CGPC.

Política de Arquivamento

CGPC seguem os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Adicionalmente, Cadernos Gestão Pública e Cidadania (CGPC) utilizam o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em http://lockss.org.

Os CGPC também fazem parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil. Estando também incluídos em Diretórios de Políticas de depósitos, como o Diadorim.

Mais informações, contatar cadernosgpc-redacao@fgv.br