Teoria de Redes de Influências de Stakeholders: uma abordagem revisitada

Conteúdo do artigo principal

Fabrício Stocker
http://orcid.org/0000-0001-6340-9127
Keysa Manuela Cunha de Mascena
http://orcid.org/0000-0002-0844-500X
Ana Cláudia Azevedo
http://orcid.org/0000-0001-8141-9265
João Maurício Gama Boaventura
http://orcid.org/0000-0003-3070-2153

Resumo

As interações entre múltiplos stakeholders vêm ganhando importância nas últimas décadas, dada a velocidade com que se propagam informações e se estabelecem conexões entre indivíduos e grupos. Porém, a pesquisa sobre o tema ainda carece de estudos empíricos que analisem o fenômeno das redes de stakeholders e da sua contribuição para o avanço da teoria. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a evolução da abordagem de redes de stakeholders nos últimos 20 anos e fornecer um panorama da sua evolução até os dias atuais. Este trabalho fundamenta-se em dois escopos de pesquisa: Teorias de Redes – sociedade em redes e redes interoganizacionais e a Teoria de Stakeholders, integradas na composição da proposta de Rowley (1997) –; Teoria de Redes de Stakeholders. Valendo-se da análise sociométrica e da revisão sistemática de 228 artigos coletados no Web of Science entre 1997 e 2017, foi possível analisar a evolução desta abordagem. Inferimos, por esta reflexão, que o interesse das pesquisas recentes deslocou-se das relações com os Stakeholders centradas na organização para as relações em rede descentralizadas e com diversos atores. Além disso, há uma tendência de estudos das redes formadas por grupos de stakeholders e estudos das identidades sociais dos indivíduos membros desses grupos. A contribuição deste estudo consiste em fornecer um panorama da Teoria de Redes de stakeholders, analisando as redes de referências, as contribuições teóricas e empíricas, as tendências de pesquisa, além de sugerir tópicos de pesquisa para trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Stocker, F., Mascena, K. M. C. de, Azevedo, A. C., & Boaventura, J. M. G. (2019). Teoria de Redes de Influências de Stakeholders: uma abordagem revisitada. Cadernos EBAPE.BR, 17(Especial), 673–688. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/76683
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fabrício Stocker, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós Graduação em Administração.

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA USP, Depto de Administração

Keysa Manuela Cunha de Mascena, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Professora Assistente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA/UNIFOR). Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Ana Cláudia Azevedo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós Graduação em Administração.

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA USP, Depto de Administração

João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Programa de Pós Graduação em Administração.

Professor Associado da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA USP.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>