Reflexões acerca do consumo verde e sustentável na sociedade contemporânea

Conteúdo do artigo principal

Jéssica Silva Souza
http://orcid.org/0000-0002-0408-6724
Vitor Koiti Miyazaki
http://orcid.org/0000-0002-2246-6421
Alessandro Gomes Enoque
http://orcid.org/0000-0002-1766-0684

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca das inter-relações entre os conceitos de consumo verde e consumo sustentável. Tendo como pano de fundo um discurso ambiental amplamente disseminado em nossa sociedade, bem como a centralidade do consumo nesse mesmo universo, percebe-se a existência de dois modelos totalmente opostos no que diz respeito às formas de pensar e agir. Enquanto o primeiro se configura como um padrão de consumo imposto pelo próprio capitalismo que, essencialmente, ressignifica suas práticas e adota um discurso até certo ponto conveniente para seus propósitos, o segundo se posiciona de modo crítico e aposta em uma lógica essencialmente transformadora. Nossas reflexões não constituem uma visão abrangente ou definitiva. Trata-se de um exercício que parte de leitura interdisciplinar dos principais pontos indicados na literatura pertinente. Assim, os textos selecionados para a confecção deste estudo não servem como uma revisão sistemática acerca do tema, mas como inspiradores de uma busca para melhor compreender a questão do consumo em nossa sociedade contemporânea. Os pontos de convergência e divergência nos textos selecionados são devidamente apontados, com vistas a traçar um caminho para a compreensão da natureza do consumo, especialmente o sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, J. S., Miyazaki, V. K., & Enoque, A. G. (2019). Reflexões acerca do consumo verde e sustentável na sociedade contemporânea. Cadernos EBAPE.BR, 17(2), 403–413. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/67434
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jéssica Silva Souza, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Vitor Koiti Miyazaki, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor do Curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (Campus Pontal) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Graduado (2005), Mestre (2008) e Doutor (2013) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Presidente Prudente.

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto do Curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (Campus do Pontal). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP/PONTAL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Doutor em Sciences Humaines pela École des Sciences de la Gestion (ESQ) da Université du Québec à Montréal (UQAM). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Organizações e Recursos Humanos) pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações (NEORG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).