Ensayo teórico sobre las evaluaciones de políticas publicas

Contenido principal del artículo

Lilian Ribeiro de Oliveira
http://orcid.org/0000-0002-3506-9011
Claudia Souza Passador
http://orcid.org/0000-0002-9333-563X

Resumen

A partir de la identificación de la demanda actual y creciente de servicios públicos de mayor calidad, eficiencia y eficacia, la evaluación de las políticas públicas se vuelve cada vez más imprescindible. En este artículo se resalta la importancia de esta etapa del ciclo político en relación con el ejercicio de evaluación como una herramienta fundamental para la mejora y desarrollo de la gestión de las políticas públicas, en especial las de carácter multidimensional. Por lo tanto, la investigación se caracteriza por ser un ensayo teórico, con el fin de construir un análisis completo e integrado sobre la evaluación de las políticas públicas basadas en la literatura pertinente, además de entender y proponer reflexiones sobre el modelo vigente, principalmente, en relación con la las medidas adoptadas por las organizaciones multilaterales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
Oliveira, L. R. de, & Passador, C. S. (2019). Ensayo teórico sobre las evaluaciones de políticas publicas. Cadernos EBAPE.BR, 17(2), 324–337. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/69657
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Lilian Ribeiro de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2010). Mestrado em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2014). Doutoranda em Administração das Organizações na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - USP (2014) Membro do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da Universidade de São Paulo (GPublic). Professora de graduação em Administração na Fundação Educacional de Ituverava (FEI/FFCL) e Centro Universitário Barão de Mauá (CBM). 

Claudia Souza Passador, Universidade de São Paulo (USP)

Graduação em Ciências Sociais pela USP (1990) e em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), mestrado em Administração Pública e Governo pela FGV/EAESP (1998), doutorado em Educação pela USP (2003) e Livre-Docência em Administração Pública pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (2012). Prêmio Cátedras do Desenvolvimento IPEA (2012). Coordenadora da Escola Técnica e de Gestão da USP (2013-2015). Atualmente é professora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas de educação e saúde pública. É professora do Programa de Pós-Graduação da FEA-RP e professora do Programa de Pós-Graduação da Medicina-RP da USP. Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da Universidade de São Paulo (GPUBLIC/USP). Líder de área: Análise de Políticas Públicas/ ENANPAD. Vice-prefeita do Campus de Ribeirão Preto da USP. Pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Centro de Biologia Sistêmica Integrada (NAP/CISBi - FMRP/USP) e do Instituto de Estudos Avançados da USP/Polo Ribeirão Preto (IEA).