Teorias de mercado e regulação: por que os mercados e o governo falham?

Contenido principal del artículo

Dimária Silva e Meirelles

Resumen

Via de regra, a regulamentação, inspirada na teoria econômica neoclássica, é uma resposta às falhas de mercado, que consistem em discrepâncias em relação ao ideal de um mercado competitivo, principalmente, nos setores de bens públicos. É curioso notar que a regulamentação também está sujeita a falhas, denominadas falhas de governo. Afinal, por que o mercado e o governo falham? A resposta a essa questão envolve uma discussão conceitual profunda sobre mercado e competição.
O objetivo deste artigo é apresentar o debate teórico em torno das abordagens de mercado, principalmente, no campo heterodoxo, em que se incluem a visão da economia evolucionária, a da escola austríaca e a da sociologia econômica moderna. A conclusão é que a teoria neoclássica, comparativamente a essas visões, apresenta uma perspectiva limitada do processo de competição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
Meirelles, D. S. e. (2010). Teorias de mercado e regulação: por que os mercados e o governo falham?. Cadernos EBAPE.BR, 8(4), 644 a 660. Recuperado a partir de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5179
Sección
Artículos