A influência das crenças religiosas na intenção empreendedora: uma análise sob a perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado

Conteúdo do artigo principal

Evangelina da Silva Sousa
Luís Eduardo Brandão Paiva
Alexandre Rodrigues Santos
Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças
Raimundo Eduardo Silveira Fontenele

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência das crenças religiosas e das dimensões da Teoria do Comportamento Planejado na intenção empreendedora. Utilizando uma amostra de 448 estudantes universitários, realizou-se uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, em que foram utilizadas como técnicas para análise estatística dos dados: análise fatorial exploratória, estatística inferencial e regressão logística. Os resultados evidenciaram que: (i) os estudantes mais propensos à intenção empreendedora são aqueles influenciados por crenças religiosas e atitudes favoráveis ao empreendedorismo; e (ii) as normas subjetivas de reconhecimento ao empreendedorismo e o controle percebido do empreendedorismo não tiveram influências estatisticamente significantes sobre a intenção empreendedora dos estudantes. Adicionalmente, constatou-se que as variáveis idade, semestre inicial e familiares empreendedores influenciaram na intenção empreendedora dos estudantes universitários. Com esta pesquisa, buscou-se fornecer um panorama mais amplo acerca de variáveis que buscam explicar o processo de formação da intenção empreendedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Sousa, E. da S., Paiva, L. E. B., Santos, A. R., Rebouças, S. M. D. P., & Fontenele, R. E. S. (2020). A influência das crenças religiosas na intenção empreendedora: uma análise sob a perspectiva da Teoria do Comportamento Planejado. Cadernos EBAPE.BR, 18(1), 200–215. https://doi.org/10.1590/1679-395175983
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Evangelina da Silva Sousa, Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela  Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Administradora da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Luís Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria

Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Alexandre Rodrigues Santos, Universidade Federal da Paraíba - Programa de Pós-Graduação em Administração

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. É Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Administrador da Universidade Federal do Piauí, Professor (conteudista e orientador) da Universidade Aberta do Piaui /UAB do Curso de Bacharelado em Administração Pública.

Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria

Possui Pós-Doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2017), Doutorado em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011), Mestrado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (2007) e Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, no ramo de especialização de Probabilidades e Estatística, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (2001). É professora adjunta na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC.

Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria

Doutor em Ciências Econômicas pela Université Paris 13 – Paris Nord. Atualmente, é Professor Titular do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará - UFC e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC da UFC.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)