Recursos destinados à educação e resultados alcançados no Ideb de uma capital brasileira

Conteúdo do artigo principal

Manoel Carlos de Oliveira Júnior
Américo Matsuo Minori
Marcelo Souza Frota

Resumo

Este artigo analisa a relação entre investimentos em educação e os indicadores que acompanham o desenvolvimento da qualidade de ensino, especificamente com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A metodologia adotada tem caráter quantitativo e recorre à investigação bibliográfica e documental. Foram consultadas fontes estatísticas públicas, disponibilizadas por órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que possibilitaram identificar o desempenho alcançado no Ideb para correlacioná-los ao volume de recursos destinados às escolas em caráter suplementar, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Para tanto, utilizaram-se ferramentas estatísticas de correlação linear de Pearson e diagrama de dispersão. Como resultado constatou-se baixa relação entre o orçamento e o resultado no Ideb. Houve situações nas quais as instituições tinham à disposição valores comparativamente altos, mas obtiveram desempenho baixo, ao passo que escolas que não dispunham de repasses suplementares consideráveis atingiram e até superaram as metas previamente estabelecidas. Isso evidencia que a correta aplicação dos recursos disponíveis é determinante na gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira Júnior, M. C. de, Minori, A. M., & Frota, M. S. (2019). Recursos destinados à educação e resultados alcançados no Ideb de uma capital brasileira. Cadernos EBAPE.BR, 17(3), 523–538. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/74726
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Manoel Carlos de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em administração, Especialista em gestão pela qualidade, Mestre em Engenharia de Produção, Doutor em Gestão da Inovação em Biotecnologia. Professor e Coordenador do Curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas.

Américo Matsuo Minori, Faculdade Uninorte

Professor de pós graduação na Faculdade Laurent Uninorte, Manaus, Amazonas.

Marcelo Souza Frota, Secretaria Municipal de Educação, Manaus, Amazonas.

Analista de educação na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, SEMED. Bacharel em Adminsitração pela Universidade Federal do Amazonas.