Discurso gerencial no controle de docentes em instituições de Ensino Superior privadas: uma análise crítica

Conteúdo do artigo principal

Bárbara Novaes Medeiros
http://orcid.org/0000-0002-2262-8208
Marcus Vínicius Soares Siqueira
http://orcid.org/0000-0002-4787-7016

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o discurso gerencial no controle de docentes em instituições de Ensino Superior (IES) privadas. Pretende-se verificar características do poder gerencialista e indivíduos que influenciam a produção do discurso gerencial, apreender os mecanismos de sua promoção nas organizações pesquisadas, além de compreender como os gerentes simbolizam e subjetivam o papel gerencial exercido no âmbito da ideologia gerencialista das IES. Desenvolveu-se pesquisa qualitativa e exploratório-descritiva, baseada em estudo com 12 gerentes de 3 IES privadas realizado em 1 cidade de Minas Gerais. A entrevista foi utilizada como técnica de coleta de dados, a partir de roteiro semiestruturado e em profundidade. Para a análise de dados, adotou-se a Análise Crítica do Discurso (ACD), inspirada nas asserções teórico-metodológicas de Fairclough (2016), junto com o modo de análise indutivo sob a perspectiva da Sociologia Clínica (SC). Os resultados revelaram que o discurso gerencial é perpassado por características do poder gerencialista no domínio ideológico, cultural, político, econômico e psicológico no controle dos docentes. É produzido pelos gerentes com influência de proprietários/conselho/direção executiva. Observou-se que os gerentes têm necessidade de promover o discurso utilizando, principalmente, mecanismos de mediação. Constatou-se que os gerentes subjetivaram e simbolizaram o trabalho e as IES de modo positivo a fim de promovê-los apenas sob a ótica do prazer. Entretanto, logo em seguida, questionados acerca das condições de trabalho, revelaram que trabalham em um contexto permeado pela ideologia gerencialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Medeiros, B. N., & Siqueira, M. V. S. (2019). Discurso gerencial no controle de docentes em instituições de Ensino Superior privadas: uma análise crítica. Cadernos EBAPE.BR, 17(2), 294–304. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/73014
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bárbara Novaes Medeiros, Universidade de Brasília (UnB)

Pedagoga; Administradora; Bolsista CAPES; Mestranda da pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília -  UNB.

Marcus Vínicius Soares Siqueira, Universidade de Brasília (UnB)

Pós Doutor em Sociologia Clínica e Psicologia (Laboratoire de Changement Social - Paris VII e Université Catholique de Louvain); Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV-SP; Professor da pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília – UnB.