Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Normas Éticas e Código de Conduta

O periódico on-line Cadernos EBAPE.BR, atualmente classificado como A2 pelo sistema de avaliação Qualis Capes, em sua grande área Administração, Ciências Contábeis e Turismo, tem como missão promover o debate de temas relevantes na área da Administração, baseado em perspectivas interdisciplinares e críticas, almejando a constituição de um espaço acadêmico de livre acesso por meio da publicação de artigos qualificados.

O processo editorial do Cadernos EBAPE.BR, desde a submissão do manuscrito até a sua aprovação para publicação, envolve diversas partes: autor(es), editor, editores associados, corpo editorial, avaliadores e equipe editorial – assim, mostra-se indispensável o cumprimento das normas éticas aplicadas pelo periódico em todas as fases do processo editorial.

O Cadernos EBAPE.BR, como periódico de abrangência nacional e internacional, sustenta-se nas condutas éticas dispostas nos regulamentos do Committee on Publication Ethics (COPE), da Scientific Electronic Library Online (SciELO) – Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil – e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) – Boas práticas da publicação científica – um manual para autores, revisores, editores e integrantes do corpo editorial, que estabelecem parâmetros de boas práticas editoriais. O Cadernos EBAPE.BR está de acordo e assina a Declaração San Francisco (DORA). 

Cada membro da Estrutura Editorial do periódico, no exercício de suas funções, assume responsabilidades alicerçadas em condutas éticas no que tange às relações de gênero, religião e política, garantindo sua neutralidade ao longo do processo editorial.

AÇÕES APLICADAS PELO PERIÓDICO EM CONSONÂNCIA COM AS NORMAS ÉTICAS

Diretrizes éticas obrigatórias aos autores:

O(s) autor(es) deve(m) seguir as diretrizes éticas e de conduta, sob pena de sanções aplicadas pelo editor e equipe editorial, que se veem no direito de suspender ou revogar os privilégios de publicação em qualquer etapa do processo editorial, bem como solicitar esclarecimentos e/ou edições no artigo.

Diretrizes éticas obrigatórias ao corpo editorial e avaliadores:

O corpo editorial e os avaliadores que atuam na análise dos manuscritos designados para sua apreciação não devem apresentar conflitos de interesses relacionados à pesquisa e/ou aos financiadores da pesquisa, não atuando em caráter pessoal e mantendo a conduta adequada na apresentação de seus argumentos e recomendações ao(s) autor(es). Deve-se aceitar para avaliação somente os manuscritos que se enquadram em sua área de atuação/expertise, visando a garantir a emissão de parecer coerente e relevante.

Diretrizes éticas obrigatórias à equipe editorial (Editor, Editores Associados, Secretaria Editorial) e ao(s) autor(es):

A equipe editorial deve preservar o anonimato de todos os envolvidos no processo editorial e não apresentar conflito de interesses relacionados à rejeição ou aprovação dos manuscritos ao longo do processo editorial.

  • Copyright

Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiros. A revista segue o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.

  • Plágio

Prezando pela ética editorial dos estudos submetidos e publicados, o Cadernos EBAPE.BR utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo/plagiarismo  (Crossref Similarity Check). Além disso, conta com a colaboração dos pareceristas, que, no momento da avaliação double blind, notificam à equipe editorial qualquer semelhança substancial entre o manuscrito em questão e artigos já publicados ou simultaneamente submetidos a outros periódicos, assim como outras informações consideradas pertinentes.

  • Transparência editorial

Todas as etapas do processo editorial, a estimativa de prazos etc. são informadas no fluxograma,  disponível na página do periódico para consulta dos públicos interno e externo (corpo editorial, autores, leitores). Os dados estatísticos anuais também podem ser acessados pelos órgãos de regulação e classificação do periódico e pela comunidade acadêmica como um todo.

  • Originalidade do artigo

Os artigos e resenhas bibliográficas submetidos devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em nenhum outro periódico ou veículo de divulgação, excetuando-se trabalhos apresentados em Anais de congressos. Os conteúdos dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiros. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia, desde que seja identificada a fonte.

  • Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais

Antes da publicação oficial do artigo na página da revista e nos indexadores, o periódico se responsabiliza por enviar a versão final do manuscrito para aprovação de publicação pelo(s) autor(es), junto com a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais nominal (modelo interno institucional), para assinatura e validação.

  • Retratação

Os procedimentos adotados pelo Cadernos EBAPE.BR para o registro e a publicação de erratas, retratações e manifestações de preocupação são baseados nas normas apresentadas pelo indexador e publisher SciELO, que seguem as orientações dos principais comitês de ética, indexação e publicação científica. A principal fonte na área do periódico são as Normas de Retratação do COPE.