Dimensões críticas das políticas públicas

Conteúdo do artigo principal

Francisco Fonseca

Resumo

Este artigo elabora reflexão crítica, em forma de ensaio, sobre algumas dimensões negligenciadas ou pouco desenvolvidas nas principais abordagens teóricas das “políticas públicas”. Metodologicamente, questões conceituais são articuladas ao debate público, a começar pela própria revisão do termo “política pública”. Conclui-se que questões como o papel do conflito, de naturezas variadas; dos constrangimentos advindos do modelo de acumulação capitalista e do sistema político (brasileiro, no caso) quanto à efetivação de reformas transformadoras; e do poder de veto da mídia e de outros atores devem ser revalorizados e ressignificados, com vistas a uma interpretação mais profícua do papel das “políticas públicas”. Particularmente, essas dimensões podem contribuir para a compreensão das “políticas públicas” na sociedade brasileira: suas características, funções e impactos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Fonseca, F. (2013). Dimensões críticas das políticas públicas. Cadernos EBAPE.BR, 11(3), 402 a 418. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/8862
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francisco Fonseca, FGV/Eaesp

Francisco Fonseca

É cientista político e historiador e professor de ciência política no curso de Administração Pública e Governo na FGV/Eaesp.

 

É autor do livro “O Consenso Forjado – a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil” (São Paulo, Editora Hucitec, 2005) e organizador, em coautoria, do livro “Controle Social da Administração Pública – cenário, avanços e dilemas no Brasil” (São Paulo, Editora Unesp, 2010), entre outros livros e artigos.

 

Endereço residencial: Rua Aecri, 275, Vila Madalena, São Paulo, Capital, Cep 05453-020.

Email para contato: francisco.fonseca@fgv.br.