Limites do uso da força policial no Estado de São Paulo

Conteúdo do artigo principal

Samira Bueno
Renato Sérgio de Lima
Marco Antônio Carvalho Teixeira

Resumo

A polícia constitui o principal mecanismo encontrado pelo Estado moderno para garantir a manutenção da lei e da ordem, tendo como prerrogativa a regulação das relações sociais mediante força física como ato legítimo e constitutivo de sua função. Desse modo, ao mesmo tempo que representa a autoridade para intervir quando necessário for, pode constituir um poderoso instrumento de violação de direitos dos cidadãos quando faz uso abusivo da força, em especial a letal. Este artigo apresenta uma análise descritiva das ocorrências de letalidade policial no Estado de São Paulo tendo por base a análise dos boletins de ocorrência dos casos de morte decorrente de intervenção policial. Os resultados indicam que, mesmo diante da redução expressiva dos homicídios dolosos, a letalidade da polícia cresceu substancialmente ao longo dos anos 2000, vitimando desproporcionalmente adolescentes e jovens, pretos e pardos. Concluímos que as polícias paulistas têm se excedido no uso da força letal e sugerimos o fortalecimento do controle interno das corporações para o enfrentamento do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Bueno, S., Lima, R. S. de, & Teixeira, M. A. C. (2019). Limites do uso da força policial no Estado de São Paulo. Cadernos EBAPE.BR, 17(Especial), 783–799. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/77322
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Samira Bueno, Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

Socióloga, doutora em Administração Pública e Governo pela EAESP FGV e Secretaria Executiva do Forum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

Renato Sérgio de Lima, Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

Professor do Departamento de Gestão Pública da EAESP FGV e diretor executivo do Forum Brasileiro de Sergurança Pública.

Marco Antônio Carvalho Teixeira, Escola de Administração de Empresas da Fundação Getuilio Vargas de São Paulo (EAESP FGV)

Professor do Departadmento de Gestão Pública e do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo da EAESP FGV

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)