Logomarca da FGV

Repositório FGV de Periódicos e Revistas

Teoria de Redes de Influências de Stakeholders: uma abordagem revisitada

Fabrício Stocker, Keysa Manuela Cunha de Mascena, Ana Cláudia Azevedo, João Maurício Gama Boaventura

Resumo


As interações entre múltiplos stakeholders vêm ganhando importância nas últimas décadas, dada a velocidade com que se propagam informações e se estabelecem conexões entre indivíduos e grupos. Porém, a pesquisa sobre o tema ainda carece de estudos empíricos que analisem o fenômeno das redes de stakeholders e da sua contribuição para o avanço da teoria. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a evolução da abordagem de redes de stakeholders nos últimos 20 anos e fornecer um panorama da sua evolução até os dias atuais. Este trabalho fundamenta-se em dois escopos de pesquisa: Teorias de Redes – sociedade em redes e redes interoganizacionais e a Teoria de Stakeholders, integradas na composição da proposta de Rowley (1997) –; Teoria de Redes de Stakeholders. Valendo-se da análise sociométrica e da revisão sistemática de 228 artigos coletados no Web of Science entre 1997 e 2017, foi possível analisar a evolução desta abordagem. Inferimos, por esta reflexão, que o interesse das pesquisas recentes deslocou-se das relações com os Stakeholders centradas na organização para as relações em rede descentralizadas e com diversos atores. Além disso, há uma tendência de estudos das redes formadas por grupos de stakeholders e estudos das identidades sociais dos indivíduos membros desses grupos. A contribuição deste estudo consiste em fornecer um panorama da Teoria de Redes de stakeholders, analisando as redes de referências, as contribuições teóricas e empíricas, as tendências de pesquisa, além de sugerir tópicos de pesquisa para trabalhos futuros.


Palavras-chave


Múltiplos stakeholders. Redes interorganizacionais. Teoria dos stakeholders. Influência das partes interessadas. Análise sociométrica.

Texto completo:

PDF PDF (English)


Apoio
        
Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, Botafogo - Rio de Janeiro - RJ/Brasil  CEP: 22231-010 | Telefone: +55 (21) 3083-2731 | E-mai: cadernosebape@fgv.br