Vínculos organizacionais de comprometimento, entrincheiramento e consentimento: explorando seus antecedentes e consequentes

Conteúdo do artigo principal

Gean Carlos Tomazzoni
Vânia Medianeira Flores Costa

Resumo

Este trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo que analise as influências dos valores organizacionais nos vínculos de comprometimento, entrincheiramento e consentimento do indivíduo com a organização, como variáveis antecedentes, e o desempenho no trabalho, como variável consequente. Para alcançar o objetivo traçado, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa, com abordagem de métodos mistos – quantitativos e qualitativos. A pesquisa foi estruturada em duas fases. Na primeira fase, os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário de pesquisa fechado. Para os dados quantitativos, a análise foi operacionalizada por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. Na segunda fase, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados qualitativos foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam que determinados valores compartilhados pela organização são determinantes do tipo de vínculos que o indivíduo estabelece com a organização, sendo que valores distintos influenciam vínculos distintos. Ademais, como consequente, o tipo de vínculo organizacional estabelecido influencia o desempenho do indivíduo no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Tomazzoni, G. C., & Costa, V. M. F. (2020). Vínculos organizacionais de comprometimento, entrincheiramento e consentimento: explorando seus antecedentes e consequentes. Cadernos EBAPE.BR, 18(2), 268–283. https://doi.org/10.1590/1679-395175056
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gean Carlos Tomazzoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Tem experiência na área de Administração. Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: saberes, práticas e aprendizagem nas organizações; e vínculos do trabalhador com a organização. Pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa Trabalho, Organizações e Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria e do Grupo de Pesquisas Indivíduos, Organizações e Trabalho: Processos Psicossociais da Universidade Federal da Bahia.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Gropo de Pesquisa Trabalho, Organizações e Pessoas vinculado ao PPGA-UFSM.