A construção de competências coletivas na dinâmica das rotinas orçamentárias

Conteúdo do artigo principal

Samantha Luiza de Souza Broman
http://orcid.org/0000-0001-5239-8629
Roberto Lima Ruas
Sandra Regina da Rocha-Pinto
http://orcid.org/0000-0002-5121-4231

Resumo

A crescente difusão de configurações coletivas de trabalho no atual ambiente organizacional não tem apresentado contrapartida na produção científica sobre o tema (BOREHAM, 2011). Paradoxalmente, porém, alguns campos do debate sobre organizações destacam o papel dos coletivos de trabalho, como é o caso da literatura sobre Rotinas Organizacionais – RO – (NELSON e WINTER, 2005; PENTLAND e FELDMAN, 2005). A questão que mobiliza esta investigação explora a relação entre esses dois temas: a dinâmica das rotinas orçamentárias corporativas pode constituir um espaço adequado para a formação e o desenvolvimento de competências coletivas? O objetivo é examinar a elaboração de orçamentos corporativos, com base na abordagem de rotina organizacional, a fim de identificar evidências de coletivos de trabalho e da formação de atributos e competências coletivas. Essas respostas transitam por uma investigação qualitativa e fenomenográfica que apontou quatro categorias descritivas da configuração coletiva do trabalho: Comprometimento com a Entrega, Reconfiguração das Rotinas, Disponibilização Compartilhada e Construção de Redes de Relacionamento. De entre as contribuições da pesquisa, destaque para: o potencial da teoria das RO como referência a análise de processos corporativos; identificação de processos capazes de contribuir na gestão de coletivos de trabalho; e o emprego do método fenomenográfico como alternativa para apropriar fenômenos organizacionais de natureza pouco tangíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Broman, S. L. de S., Ruas, R. L., & Rocha-Pinto, S. R. da. (2019). A construção de competências coletivas na dinâmica das rotinas orçamentárias. Cadernos EBAPE.BR, 17(Especial), 871–885. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/74729
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Samantha Luiza de Souza Broman, PUC/IAG-Rio

Samantha L. S. Broman é doutoranda e mestre em Administração de Empresas -IAG/PUC-Rio. É professora substituta na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), no departamento de Administração. Atua como professora também na UCAM e no IBMEC online na graduação e em MBAs de Administração. Tem interesse em pesquisa nos temas de Rotinas Organizacionais, Competências e Conhecimento Organizacional. Tem 20 anos de experiência corporativa em finanças.

Roberto Lima Ruas, PPGA/UNINOVE

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Economia - Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1978), doutorado em Economia - Université Jules Verne - Amiens - França (1987), pós-doutorado em Administração na École des Hautes Études Commerciales - Montreal, Canadá (1999-2000) e no Centre dEtudes et de Recherches Appliquées à la Gestion (CERAG/UPMF- FRANÇA) - (2009- 2010). Professor visitante da Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade - FEA - Universidade de São Paulo (2004-2005). Secretário-Substituto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do RS - 1989-1991. Membro do Conselho Superior da FAPERGS 1990-1996. Bolsista CNPq -Produtividade em Pesquisa IC - 1996-2009. Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Administração 1997-1999. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1990 -2012. Coordenou o programa MBA Executivo Internacional do PPGA/UFRGS e o respectivo Mestrado Profissional 2005-2011. Atuou nas áreas de Estratégia e Competências e Aprendizagem nas Organizações nos programas de mestrado e doutorado do PPGA/UFRGS e em Programas de Educação Executiva na UFRGS e FIA, principalmente nos temas Gestão por Competências, Aprendizagem Organizacional e Formação e Aprendizagem em Educação Executiva. Foi coordenador da área de Gestão de RH e de Relações de Trabalho da Anpad (2001-2003). Foi professor do curso de Arte Dramática da UFRGS - 1980-1990, onde lecionou disciplinas da área de Direção Teatral. Dirigiu 6 espetáculos teatrais, um deles escolhido pela Funarte para excursão nacional. Foi professor da FACE/PUC-RS, atuando junto ao Pós-Graduação em Administração entre 2012-2013. É coordenador do GAP, Grupo de Pesquisa em Aprendizagem ( Grupos CNPq) , autor de diversos artigos acerca dos temas Aprendizagem, Competências e Formação Gerencial e organizador dos livros "Novos Horizontes da Gestão: Competências e Aprendizagem Organizacional" - Bookman, 2005, "Competências: Conceitos, Métodos e Experiências"; Atlas, 2008 e Competências Coletivas: no limiar da estratégia. Bookman, 2011. Membro do corpo editorial da Revista Gestion Internationale - Montreal-Canadá 1999-2003. Atua também em projetos de desenvolvimento de capacidades e competências organizacionais e gerenciais em organizações públicas e privadas. Atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA na Universidade Nove de Julho (Uninove). Nessa instituição, coordena o módulo internacional na França para os alunos do Mestrado e Doutorado e é responsável por disciplina e orientações nos campos de Competências Coletivas, Capacidades Dinâmicas, Capacidade Absortiva e Criatividade no pós-graduação da UNINOVE.

Sandra Regina da Rocha-Pinto, IAG/PUC- Rio

Sandra Regina da Rocha-Pinto é professora do Departamento de Administração de Empresas - IAG/PUC-Rio, onde também atua no NORTE (Núcleo de estudos e pesquisas em Organizações, Relações de Trabalho e Empregabilidade). É Doutora em Educação e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Seu interesse de pesquisa situa-se em Aprendizagem / Conhecimento Organizacional, Rotinas organizacionais e Formação de Competências.