Interação Universidade-Empresa-Governo: o caso do Programa de Cooperação Educacional para Transferência de Conhecimento Brasil-Cingapura

Conteúdo do artigo principal

Tatiana Doin
http://orcid.org/0000-0001-9975-6841
Alexandre Reis Rosa
http://orcid.org/0000-0003-0619-7433

Resumo

As interações universidade-empresa-governo no Brasil refletem a orientação das políticas públicas e modelos adotados pelo Sistema Nacional de Inovação, nos quais a universidade passa a ser um importante ator social no desenvolvimento econômico. Considerando o papel da universidade e, consequentemente, a sua relação com o Estado e o mercado, o objetivo deste estudo foi analisar como ocorre a configuração de um modelo Hélice Tríplice na relação universidade-empresa-governo. O estudo, de natureza qualitativa, faz uso do método de estudo do caso de um programa internacional de cooperação educacional para a transferência de conhecimento. A coleta dos dados foi por meio de documentos, entrevistas em profundidade e analisados com uso da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a configuração da Hélice Tríplice é do tipo laissez-faire, no entanto, apresenta um desequilíbrio na participação dos atores envolvidos. O governo estadual teve uma participação coadjuvante e se limitou a regular e estabelecer a intermediação entre a universidade e a empresa de forma institucional, a empresa protagonizou a relação, se responsabilizando por grande parte das ações que deveriam ser assumidas pelos demais atores. A universidade buscou equilibrar suas finalidades sociais e econômicas implementando princípios da Universidade Empreendedora em sua estrutura e administrando obstáculos interculturais para articular outras parcerias. Entre as ações realizadas estão a criação de um programa de pesquisa e extensão e um curso de doutorado voltado à indústria naval. Isso demonstra que esse tipo de interação é capaz de promover, a longo prazo, a inovação, mesmo que de forma incremental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Doin, T., & Rosa, A. R. (2019). Interação Universidade-Empresa-Governo: o caso do Programa de Cooperação Educacional para Transferência de Conhecimento Brasil-Cingapura. Cadernos EBAPE.BR, 17(4), 940–958. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/74725
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tatiana Doin, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia, bolsista CAPES, membra do Núcleo de Estudos Aplicados a Organizações de Utilidade Social (NOUS), na linha de pesquisa Economia do Compartilhamento. Possui mestrado em Administração e especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal do Espírito Santo, e graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Profissional da área de Tecnologia da Informação entre 1998 e 2013, como analista de desenvolvimento, gerente de contas, consultora técnica e gestora de contratos, colaborando com os principais fabricantes de software e hardware internacionais. Num intervalo de dois anos nesse período, atuou como compradora e gestora de suprimentos no setor gastronômico, moveleiro e construção civil. Ministrou aulas por três anos como professor voluntário na Universidade Federal do Espírito Santo e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Participou de palestras e projetos de extensão tecnológica na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade Federal da Bahia. Possui interesse em estudos sobre economia do compartilhamento, novos formatos de negócio mediados pelas tecnologias de informação e comunicação, organizações de utilidade social, parcerias intersetoriais, governança colaborativa, inovação social, interculturalidade, diversidade e gênero.

Alexandre Reis Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutor em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), Editor-Chefe da Revista gestão & Conexões e como pesquisador do Núcleo de Estudos de Práticas nas Organizações (NEPRO). Desenvolve pesquisas em quatro eixos temáticos: (1) Governança Pública, com especial interesse nas organizações da Sociedade Civil (ONGs, movimentos sociais e comunidades) e suas interações com o Estado e o Mercado; (2) Inovação Social, com ênfase na sustentabilidade e na participação social para geração de soluções para problemas públicos; (3) Criatividade e Novos Modelos de Negócios, especialmente no âmbito da economia criativa e das empresas com fins de benefício que gerem impacto social e/ou ambiental. Sua inserção na comunidade acadêmica nacional e internacional inclui participação em eventos nacionais e internacionais, com premiações e indicações de melhor trabalho apresentado, bem como artigos e capítulos de livros publicados em periódicos e livros nacionais e internacionais. É membro do corpo editorial e avaliador de periódicos e eventos nacionais e internacionais.