Um ensaio sobre a história da cidadania na América Latina a partir de uma perspectiva de longo prazo

Conteúdo do artigo principal

Luciano Enrique Andrenacci

Resumo

Este ensaio apresenta um ponto de vista sobre a história da cidadania na América Latina. Como na literatura relacionada clássica, a cidadania é definida como uma série de representações das tensões entre universalidade e igualdade -derivadas da forma em que as prerrogativas e obrigações dos membros individuais das organizações políticas territoriais desenvolveram através da história- e um status material / simbólico cuja universalidade e igualdades relativas dependem de situações históricas concretas. Propomos uma visão de longo prazo e uma periodização dessas tensões, mostrando pontos de equilíbrio e momentos críticos, o que nos permite perceber alguns aspectos interessantes da história de inclusão política e social nos estados territoriais da América Latina. Argumenta-se que o último século (entre as primeiras décadas do século 20 e do presente), apesar da natureza dramática e não-linear de muitos de seus processos, pode ser visto como uma série de movimentos regionais de amplitude em direção a pontos de equilíbrio que garantem uma inclusão cidadã mais ampla e profunda, na maioria dos aspectos políticos e sociais, graças a regimes políticos mais amplos, bem como a estados mais capazes de gerar efeitos materiais substanciais em seus territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Andrenacci, L. E. (2019). Um ensaio sobre a história da cidadania na América Latina a partir de uma perspectiva de longo prazo. Cadernos EBAPE.BR, 17(Especial), 703–716. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/74321
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciano Enrique Andrenacci, FLACSO Argentina Universidad Nacional de San Martín (Argentina)

Luciano Andrenacci es docente, investigador y consultor independiente en temas de historia de la ciudadanía, política social y políticas públicas en Argentina y América Latina. Es Licenciado en Ciencia Política por la Universidad Nacional de Rosario, Argentina (1991); y Doctor en Estudios Sociales Latinoamericanos por la Universidad de París III Sorbonne-Nouvelle, Francia (1998).

Desde 2009 se desempeña como profesor asociado en la Escuela de Política y Gobierno de la Universidad Nacional de San Martín, donde dirige la Maestría en Planificación y Evaluación de Políticas Públicas; y como Coordinador Académico del Programa de Desarrollo Humano de FLACSO Argentina. Es profesor invitado regularmente en las Universidades Nacionales de La Plata, San Juan y Patagonia; en las Escuelas de Gobierno de las Provincias de Chaco y Corrientes (Argentina); y en la Universidad de la Frontera (Chile).

Se ha desempeñado como coordinador de programas de capacitación gubernamental para los gobiernos de Argentina, Haití y Perú; para el Banco Interamericano de Desarrollo (BID); y para el Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD). Ha sido docente e investigador concursado en las Universidad Nacionales de Rosario y Gral. Sarmiento (Argentina); profesor asociado honorario en la Universidad de Auckland (Nueva Zelanda); y profesor invitado en las Universidades Nacionales de Buenos Aires, Comahue, Cuyo, Entre Ríos, Mar del Plata, Misiones, Río Negro, Salta, Tres de Febrero y Tucumán (Argentina); en la Universidad de San Andrés (Buenos Aires); en la Universidad de la República (Montevideo); y en la New York University (EE. UU.).