Identificação de mecanismos para a ampliação da transparência em portais de dados abertos: uma análise no contexto brasileiro

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Hickmann Klein
Deisy Cristina Barbiero Klein
Edimara Mezzomo Luciano

Resumo

Dados abertos governamentais (DAG) são aqueles disponibilizados de modo gratuito por entes governamentais e podem ser livremente utilizados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa. Os portais de DAG precisam atender a uma série de mecanismos para que a descoberta, a extração e o aproveitamento dos dados possam ser realizados de forma efetiva pela sociedade. O foco desta pesquisa abrange a identificação dos mecanismos que ampliam a transparência em portais de DAG brasileiros. Por intermédio da literatura científica e da coleta de dados com especialistas e usuários, foram propostos 18 mecanismos que visam a ampliar o grau de transparência em portais de DAG. Os resultados demonstraram que a evolução do uso e das pesquisas sobre dados abertos possibilitaram agregar os mecanismos de autenticidade, irrefutabilidade, integridade, conformidade, amplitude, confiabilidade, compreensibilidade, participação cidadã, integridade referencial e dados conectados aos 8 mecanismos originais definidos pelo Open Government Working Group (OGWG). A classificação desses mecanismos e a definição de identificadores possibilitaram avaliar o principal portal de DAG brasileiro: o <http://dados.gov.br>. Os critérios e a facilidade de reaplicação futura possibilitam a comparação com os demais portais nacionais, servindo como um benchmarking para os gestores públicos, as partes interessadas e os pesquisadores da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Klein, R. H., Klein, D. C. B., & Luciano, E. M. (2018). Identificação de mecanismos para a ampliação da transparência em portais de dados abertos: uma análise no contexto brasileiro. Cadernos EBAPE.BR, 16(4), 692–715. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/73241
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rodrigo Hickmann Klein, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela PUCRS/UCS; Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS; Especialista em Gestão Empresarial pela ULBRA;  Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA. Consultor de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Arquitetura de Software.

Deisy Cristina Barbiero Klein, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Especialista em Gestão Estratégica de TI pela PUCRS; Especialista em Gestão Empresarial pela ULBRA; Bacharel em Ciência da Computação pela ULBRA. Consultora de Tecnologia da Informação e Gerente de Projetos na área de TI.

Edimara Mezzomo Luciano, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela UFRGS; Pós-doutora pela London School of Economics and Social Sciences; Professora Titular da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da PUCRS.