Identificação e análise dos riscos corporativos associados ao ambiente de valor do negócio de cacau da Cargill

Autores

  • Marcelo Albuquerque Universidade de São Paulo
  • Marcelo Henrique Gomes Couto Universidade de São Paulo
  • Fábio Lotti Oliva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Riscos. Gestão de riscos. Cadeia de valor. Ambiente de valor. Cacau.

Resumo

Este artigo identifica e analisa os riscos corporativos associados ao ambiente de valor do negócio de cacau da Cargill. Para isso, adota-se a abordagem qualitativa e o método de estudo de caso. Para a coleta de dados, de modo a obter uma perspectiva sistêmica do fenômeno, executivos de diferentes áreas da empresa foram entrevistados e seus discursos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Assim, sob a perspectiva da gestão de riscos corporativos (GRC), identificou-se que os principais riscos internos se originam a partir dos processos de beneficiamento de cacau, devido ao elevado grau de complexidade das operações e do alto valor agregado dos produtos desse sistema e os externos a partir das relações com seus fornecedores, tendo em vista a dependência de atravessadores no processo de compra da matéria-prima. Observou-se, ainda, que aspectos políticos, legais e sociais se apresentam como pontos de atenção e importantes fontes de risco nesse sistema de valor. Tais resultados contribuem, portanto, para o avanço da literatura de riscos corporativos em ambientes de negócio associados ao contexto do agronegócio, ao mesmo tempo que apresentam a aplicabilidade de modelos científicos para a identificação e classificação desses riscos. São recomendáveis futuros estudos de natureza longitudinal e que contemplem os riscos da cadeia de valor do chocolate em sua completude.

Biografias Autor

Marcelo Albuquerque, Universidade de São Paulo

Aluno especial no Programa de Doutorado em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) (2017). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Especialista em Logistica Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Especialista em Gestão da Qualidade pela Universidade Federal do Paraná (2002). Graduado em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (2010). Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Umuarama (1990). Professor na Faculdade Anhanguera de Osasco.

Marcelo Henrique Gomes Couto, Universidade de São Paulo

Aluno do Programa de Mestrado em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (2011). Graduado em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí (2016). Especialista em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Senac-SP (2017). Mestrando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Fábio Lotti Oliva, Universidade de São Paulo

Professor Dr. da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1986). Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (2003). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005). Pós-doutorado em Administração pela Université Université Pierre-Mendès-France (2010) e Livre Docente em Administração pela Universidade de São Paulo (2013).

Publicado

07-12-2018

Como Citar

Albuquerque, M., Couto, M. H. G., & Oliva, F. L. (2018). Identificação e análise dos riscos corporativos associados ao ambiente de valor do negócio de cacau da Cargill. Cadernos EBAPE.BR, 17(1), 156-172. Recuperado de http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/72203

Edição

Seção

Artigos