Metodologia planeação estratégica e comunicativa: tecnologia social para o planejamento de programas de pós-graduação

Conteúdo do artigo principal

Luciano Santos Magalhães
http://orcid.org/0000-0002-3192-3620
Mariluce Paes-de-Souza

Resumo

A metodologia planeação estratégica e comunicativa (PEC) combina estratégia e racionalidade comunicativa; mostra-se coerente em contextos socioconstruídos, como programas de pós-graduação (PPG) e viabiliza seu planejamento estratégico. Este artigo relata a experiência do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA) da Universidade Federal de Rondônia (Unir) com a PEC em seu planejamento para 2015/2016, com vistas a balizar uma proposição metodológica para os demais PPG da Unir. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo descritivo e procedimentos orientados por métodos participativos. Os dados são provenientes de diários escritos – a partir da observação participante no processo de planejamento e de formulários semiestruturados para colher feedback entre os participantes – e foram submetidos a análise descritiva e análise de conteúdo; 21 docentes participaram da pesquisa. Uma equipe planejadora foi formada com docentes do PGCA para adaptar e aplicar a PEC, estruturando o planejamento em 3 rodadas presenciais com encontros em 2 municípios, o que levou ao Plano de Desenvolvimento e Consolidação para 2015/2016. Constatou-se que o planejamento foi positivo, pois os entrevistados reconheceram que ele possibilitou estruturar um processo para reuni-los de modo que pudessem articular seus projetos e dialogar, proporcionando uma compreensão compartilhada de situação. Foi apresentada uma proposição metodológica para outros PPG da Unir, com a devida adaptação e contextualização. Os resultados apontam que a PEC constitui uma proveitosa tecnologia social para que os PPG atinjam suas potencialidades, estruturando as bases para que cada PPG dialogue com seu contexto e produza ações de impacto científico e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Magalhães, L. S., & Paes-de-Souza, M. (2018). Metodologia planeação estratégica e comunicativa: tecnologia social para o planejamento de programas de pós-graduação. Cadernos EBAPE.BR, 17(1), 84–100. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/69882
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luciano Santos Magalhães, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura (2012). Servidor da Universidade Federal de Rondônia. Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – CEDSA.

Mariluce Paes-de-Souza, Universidade Federal de Rondônia

Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências Socioambientais pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Rondônia. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia. Professora da Universidade Federal de Rondônia. Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – CEDSA.