O consumo de tecnologia como estruturante identitário: uma discussão teórico-metodológica fundamentada pela Semiótica francesa

Conteúdo do artigo principal

Vitor Moura Lima
Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Resumo

Adotando a perspectiva da teoria da cultura do consumo (consumer culture theory – CCT) como base para a discussão, este ensaio teórico tem por objetivo apresentar a semiótica discursiva de linha francesa como uma alternativa teórico-metodológica para o estudo do papel do consumo de tecnologia no processo de construção identitária do consumidor. A proposta se baseia, sobretudo, nas ideologias tecnológicas de Kozinets (2008) como possíveis estruturantes semânticos e na utilização do percurso gerativo de sentido (GREIMAS e COURTÉS, 2013) para análise dos discursos dos sujeitos consumidores de tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, V. M., & Pessôa, L. A. G. de P. (2018). O consumo de tecnologia como estruturante identitário: uma discussão teórico-metodológica fundamentada pela Semiótica francesa. Cadernos EBAPE.BR, 16(4), 679–691. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/68617
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vitor Moura Lima, Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio

Doutorando em Administração de Empresas pelo IAG/PUC-Rio, Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EBAPE, MBA em Marketing pela FGV e graduado em Publicidade com extensão em Branding pela ESPM. Atualmente, é coordenador-adjunto do MBA e Post-MBA em Marketing Digital e coordenador acadêmico do programa Analista de Mídias Digitais da FGV. É também professor de graduação, pós-graduação e MBA na ESPM e IBMEC. Como executivo, é sócio-diretor da Branded, onde desenvolve projetos de marketing digital para grandes marcas como Coca-Cola, L'Oréal, Petrobras, GSK, S2 Holding, Turma da Mônica e Globo. Frequentemente, é citado e colabora com grandes veículos de mídia de massa, como O Globo e BBC Brasil, e outros especializados, como Mundo do Marketing, em matérias e artigos sobre marketing e marketing digital. Citado pela revista americana Social Media Marketing Magazine como um dos TOP 100 professores de marketing no Twitter.

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica - PUC Rio

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d?Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)