Influência da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora de universitários brasileiros e portugueses

Conteúdo do artigo principal

Luis Eduardo Brandão Paiva
Tereza Cristina Batista de Lima
Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças
Eugénia Maria Dores Maia Ferreira
Raimundo Eduardo Silveira Fontenele

Resumo

Este estudo consiste em analisar a influência do comportamento sustentável e inovador na intenção empreendedora dos estudantes universitários brasileiros e portugueses. Busca-se desenvolver um modelo embasado na teoria do comportamento planejado para a intenção empreendedora, na teoria da adaptação-inovação para o comportamento inovador e na dimensão sustentável. Esta pesquisa é desenvolvida mediante uma survey exploratória com universitários da Universidade Federal do Ceará (Brasil) e da Universidade do Algarve (Portugal). Para a análise dos dados, utilizam-se técnicas de análise multivariada, como a análise fatorial, a regressão logística e as árvores de classificação e regressão (CART). Os resultados confirmam: (i) há uma relação positiva entre a intenção empreendedora dos estudantes universitários e a existência de negócios próprios dos pais; (ii) não há uma relação positiva entre a experiência profissional dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora; (iii) há uma relação positiva entre o comportamento inovador dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora; e (iv) há uma relação positiva entre o comportamento sustentável dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora. De modo geral, os resultados contribuem para suplantar a lacuna da literatura empírica que alinha fenômenos como o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, e isto confere um caráter inovador para este estudo, o que possibilita recomendações para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Paiva, L. E. B., Lima, T. C. B. de, Rebouças, S. M. D. P., Ferreira, E. M. D. M., & Fontenele, R. E. S. (2018). Influência da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora de universitários brasileiros e portugueses. Cadernos EBAPE.BR, 16(4), 732–747. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/67527
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade Federal do Ceará/Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria.

Doutorando em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Departamento de Administração.

Tereza Cristina Batista de Lima, Universidade Federal do Ceará/Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria.

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará, departamento de administração.

Sílvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará/Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria; Universidade do Algarve.

Professora do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará, departamento de administração.

Eugénia Maria Dores Maia Ferreira, Universidade do Algarve/Professora da Faculdade de Economia.

Professora da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, departamento de Economia.

 

Raimundo Eduardo Silveira Fontenele, Universidade Federal do Ceará/Professor do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria.

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará, departamento de economia e administração.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)